22/08/2023
Cotidiano

Turvo discute regularização fundiária com técnicos e população

imagem-39736

O Município de Turvo recebeu ontem (26) equipe do ITCG e do Território Paraná-centro em evento realizado nas dependências do Salão da Igreja Presbiteriana, o qual contou com a participação da presidente do ITCG, Laura Gomes, do presidente licenciado e palestrante, Amilcar Cabral, do diretor do Instituto, José Carlos de Araújo Vieira, do assessor do Território, Nilson Padilha, do chefe da Seab Núcleo Guarapuava, Itacir José Vezzaro, do chefe da Emater de Turvo, Valter Knaf, do prefeito Antonio Marcos Seguro, do secretario de Agricultura, Fabio Campos, do responsável pelo INCRA em Turvo, Jorge Mazurok, vereadores e ainda representantes dos sindicatos e demais entidades envolvidas no projeto.

O palestrante do dia, Amilcar Cabral, abriu sua apresentação falando do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – PRÓ-RURAL – o qual tem como objetivo central aumentar a competitividade dos agricultores familiares dos Territórios que envolvem a Região Central do Paraná e Vale da Ribeira. Segundo Amilcar, para o fortalecimento regional é necessário dar especial atenção à regularização fundiária. Embora a maioria dos agricultores tenha cadastro de seus estabelecimento no Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, estima-se que na área de ação do Programa haja mais de 60 mil estabelecimentos agrícolas sem os documentos legais de propriedade da terra, escritura pública e registro em cartórios.

Segundo Marcos Seguro, este programa vem de encontro a uma situação que se arrasta na maioria dos pequenos municípios do Brasil e que agora com esta iniciativa do Território juntamente com as esferas governamentais. “Quero ressaltar o apoio do Governador Beto Richa, que está priorizando áreas e setores que alavancam o desenvolvimento do Estado e dos municípios, uma vez que se a propriedade é regular, o nosso agricultor pode acessar linhas de crédito e assim melhorar sua propriedade e dar maiores condições e melhorar a qualidade de vida de sua família. Ë um sonho que agora passa a ser realidade para todos nós turvenses”, enfatizou Seguro.

O evento contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, na sua totalidade pequenos agricultores do município de Turvo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.