
Conforme o governador, os caminhões ajudarão na crise hídrica e limpeza dos municípios (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Prefeito de Turvo Jeronimo Gadens do Rosario, o vereador Evanilson Miranda e o coordenador da Defesa Civil, Emerson Ribeiro, receberam as chaves do caminhão (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)
O Governo Estadual confirmou a entrega de caminhões-pipa para três municípios da Região. Turvo, Marquinho e Manoel Ribas estão entre as 46 cidades paranaenses que receberão o equipamento. Em Turvo, a entrega ocorreu nessa terça (19), e contou com a presença do deputado Rodrigo Estacho. O equipamento custou R$ 260 mil.
Conforme o prefeito, “o caminhão-pipa dará suporte em períodos de grande estiagem. Tivemos uma há alguns meses, estes foram dois dos principais fatores motivadores da solicitação”. Já o deputado Rodrigo Estacho afirmou que a expectativa é que a entrega contribua até que a estrutura do município seja ampliada. “Esperamos que este caminhão seja utilizado por profissionais capacitados para controlar os incêndios até a chegada do Corpo de Bombeiros”.
Nos últimos anos, o município sofreu com incêndios na área rural e principalmente urbana, em residências, comércios e indústrias. Para Turvo, o equipamento auxiliará já que não há brigada de incêndio e a mais próxima fica distante 45 quilômetros.

O gasto público é de R$ 11,9 milhões garantidos pelo Tesouro do Estado e emendas parlamentares indicadas por deputados estaduais (Foto: Jonathan Campos/AEN)
AUXILÍO NA CRISE
De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, os caminhões ajudarão a população neste momento. “A proposta é auxiliar na crise hídrica, para apagar focos de incêndio e baixar a poeira em comunidades rurais”.
Desse modo o reforço veio em boa hora, já que o Paraná está em estado de emergência hídrica desde o ano passado. Agora, as prefeituras poderão utilizar os equipamentos para higienização, irrigação e abastecimento de água das propriedades rurais que sofrem com a seca prolongada.
Leia outras notícias no Portal RSN.