*Reportagem com vídeo
Postagens ‘fakes’ circularam em redes sociais em Turvo. O texto avisava de possível ataque na Escola Municipal da Localidade de Faxinal da Boa Vista. A Polícia Militar, no entanto, desmentiu a ‘desinformação’. Mas para oferecer mais segurança aos estudantes, e também tranquilizar os pais, o prefeito Jeronimo Gadens do Rosário (PSD) ser reuniu com forças da segurança pública.
No encontro nesta terça (11), além do prefeito, estavam o presidente do Conselho de Segurança, Polícia Militar, presidente da Câmara Municipal Antônio Schinemann, e diretores dos colégios. Conforme o prefeito, o Município já identificou os pontos vulneráveis para a adoção de medidas de prevenção nas estruturas físicas das escolas e dos Cmei’s.
Uma delas, é o fechamento dos portões das escolas. Haverá veto à entrada de pessoas não autorizadas. Além da exigência de antecipar pedidos de reuniões, de acordo com a normatização. Estas são apenas algumas das medidas que já estão sendo tomadas pela Secretaria de Educação.
Além disso, na parte estrutural das escolas, equipamentos de segurança vão passar por revisão. Caso seja necessário serão substituídos por outros mais modernos. E a Secretaria faz um alerta aos pais: “Fiquem atentos ao que os filhos acessam no computador ou celular. Muitos jogos da internet incitam a violência. Portanto vamos nos precaver de todas as formas possíveis”.
OUTRAS MEDIDAS ANUNCIADAS
De acordo com o prefeito, menores de idade não podem retirar crianças das escolas. Somente o adulto responsável tem permissão para buscar os estudantes. Os alunos deverão ser retirados após o término das aulas. Caso haja a necessidade de buscar antecipadamente, informar a direção ou a coordenação. Respeitar o horário de início e término das aulas.
Além disso, serão feitas rondas por parte da Polícia Militar, em horários de funcionamento das escolas e creches. Haverá o controle de acesso das pessoas que entram nas escolas e nos Cmei’s. Caso alguém identifique alguma atitude estranha ou suspeita, deve comunicar imediatamente a PM. Ademais, o patrulhamento será com equipe contratada e treinada para atuar nas escolas.
*Veja a seguir, o pronunciamento do prefeito.
OUTROS MUNICÍPIOS
A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, a qual já vinha patrulhando escolas em 10 municípios desde o início do ano letivo, intensificou o policiamento ostensivo preventivo. Os municípios são: Irati, Imbituva, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga, Ipiranga e Ivaí. Além disso, reforçou os procedimentos institucionais padrões para agressores em escolas.
De acordo com a PM, em parceria com a rede de ensino, haverá instruções sobre o tema, com orientações preventivas e de intervenção. O serviço de inteligência da Polícia Militar está acompanhando toda e qualquer situação suspeita.
Ainda, solicita-se que notícias dessa natureza não sejam difundidas, gerando alarde, mas sim repassadas imediatamente para a Polícia Militar. Por fim, a polícia reforça que os pais mantenham os filhos frequentando as aulas.
Leia outras notícias no Portal RSN.