22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

UBS da Vila Planalto começa a atender hoje (18) após ampla reforma

"Vocês vão perceber que é, na verdade, uma nova UBS, porque aumentamos quase cinquenta por cento do tamanho dela", diz Celso Góes

INAUGURAÇÃO-UBS-2

“Vocês vão perceber que é, na verdade, uma nova UBS, porque aumentamos quase cinquenta por cento do tamanho dela”, diz Celso Góes (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os moradores da Região da Vila Planalto passam a contar a partir de hoje (18), com uma nova estrutura na Unidade Básica de Saúde (UBS). De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a estrutura foi reformada, ampliada e reorganizada.

Com isso, servidores terão um novo ambiente para trabalhar. E a população, um atendimento digno e de qualidade. A entrega ocorreu no fim de semana, no bairro Vila Bela. Conforme o prefeito Celso Góes, não se trata de uma reforma. “Vocês vão perceber que é, na verdade, uma nova UBS. Isso porque aumentamos quase cinquenta por cento do tamanho dela, com um acabamento de qualidade, com produtos de qualidade”.

Além disso, Góes disse que o número de consultórios médicos também é maior. “Isso vai dar mais conforto para a equipe que trabalha aqui, e, principalmente para a população da Vila Planalto”.

OBRAS

Após as obras, a UBS ganhou mais 116 metros quadrados que abrigará a nova central de esterilização de materiais, sala de vacinação e de reuniões, novos consultórios. E ainda, equipamentos que chegaram recentemente, vestiários, lavanderia e almoxarifado. O prédio também passou por pintura interna e externa.

Além disso, houve a reorganização de toda a estrutura interna, para melhorar o fluxo de atendimento. A nova área para estacionamento disponibiliza vagas para deficientes físicos e idosos. De acordo com o secretário de saúde, Jonilson Pires, falou dos novos projetos da secretaria. “Há o processo de credenciamento de mais médicos, temos a saúde digital. E isso tudo só soma para melhorar o atendimento de todos da comunidade”.

PARCERIA

A revitalização da UBS é uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o Centro Universitário Campo Real. O projeto incluiu ainda, a troca do telhado e identificação dos setores. Assim, o pró-reitor do Centro Universitário Campo Real, professor Edson Aires da Silva disse que essa parceria surgiu a partir da chegada do curso de medicina em Guarapuava.

“O nosso intuito é justamente o melhoramento da rede de saúde pública. Desta forma, surgiu a ideia da ampliação e reforma de algumas UBS’s. Com isso, a Secretaria de Saúde fez um mapeamento regional de onde seria necessário melhorar as condições dessas unidades”.

MAIS MÉDICOS

Durante a entrega das obras, o prefeito Celso Góes afirmou que as melhorias na saúde de Guarapuava não param. Além disso, afirmou que as pessoas podem esperar por mais novidades nos próximos meses. Entre elas a contratação de mais médicos.

“Temos esperança de que, com esse novo chamamento do Tribunal de Contas do Estado, possamos contratar mais médicos para Guarapuava. Temos percebido, nos últimos tempos, que o PSS (Processo Seletivo Simplificado) não tem dado conta de suprir as necessidades do município”.

Por fim, com o chamamento público, há a possibilidade de participação de médicos vinculados a empresas particulares. “E isso nos dá um pouco mais de fôlego no atendimento na área da saúde”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.