Em breve os moradores da Vila das Flores, em Prudentópolis, vão contar com uma unidade básica de saúde (UBS). De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, embora a estrutura física pareça concluída, ainda restam adequações. Conforme o fiscal da obra, a exigência teve origem na Vigilância Sanitária em 24 de abril deste ano. Portanto, há cerca de 10 dias.
Embora tenha começado em maio de 2021, com conclusão no fim de ano, a obra ainda precisava de uma avaliação final por parte do Governo do Estado. Uma vez feita a medição final, houve a avaliação da Vigilância Sanitária. Agora, conforme o fiscal, a empresa que executa a UBS precisa fazer as adequações exigidas.
No entanto, a falta de conhecimento dessa situação, por parte da população, tem provocado críticas. Um morador, por exemplo, em contato com o Portal RSN, disse que precisa se deslocar até outros bairros da cidade para obter atendimento. “A UBS está pronta, mobiliada, com equipamentos, mas com as portas fechadas”.
Conforme a administração municipal, para atender a Vila das Flores e bairros do entorno há equipe própria desde maio de 2022, que junto a ESF Centro, antiga Clínica da Mulher. De acordo com o prefeito Osnei Stadler, a Secretaria de Saúde tomou as medidas necessárias para que nenhum morador fique desassistido. “Temos equipe estruturada, completa, com médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, motorista, entre outros profissionais”.
DEPENDE SÓ DA EMPRESA
Conforme o prefeito, em breve a unidade de Vila das Flores vai estar com as portas abertas. “No que dependia da administração já fizemos. Agora é uma questão logística da obra”. Ele disse que entende a preocupação dos moradores. “Por isso, a saúde é uma das nossas prioridades, mas há questões que fogem da nossa alçada”.
Leia outras notícias no Portal RSN.