UEL e UEM dão início a curso de especialização em Hemoterapia - RSN
22/08/2023
Educação

UEL e UEM dão início a curso de especialização em Hemoterapia

As aulas do primeiro curso de especialização em Hemoterapia do Paraná começam no dia 13 de dezembro. O curso, direcionado a servidores públicos, é pioneiro no sul do país. Oferecido pela Universidade Estadual de Maringá, (UEM), conta com o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemocentro), com o suporte das secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Saúde (Sesa). 

O curso pretende contribuir para que a rede pública de sangue do estado continue sendo destaque. A diretora do Hemocentro Regional de Maringá, Silvia Tintori, ressaltou a importância da qualificação dos profissionais que atuam em grandes hospitais e hemocentros na área de hemoterapia, na avaliação de resultados de exames laboratoriais e na área da educação e pesquisa de hematologia e hemoterapia. 

Segundo a coordenadora do curso, Tatiana Takahashi Higa, a meta é ter no quadro funcional do estado do Paraná profissionais com competências e habilidades cada vez mais amplas na área de atuação. “Queremos capacitar profissionais para entenderem as políticas públicas de saúde, gestão em hemoterapia, gestão da qualidade bem como aprimorar o conhecimento nas áreas de imunohematologia, sorologia, sistema HLA, hemoglobinopatias, coagulopatias, medicina transfusional, gestão de resíduos e biossegurança”, afirmou a coordenadora. 

O quadro de docentes é composto por mestres e doutores preparados para passar todo o conhecimento exigido no mercado, com tecnologia de ponta e as melhores técnicas utilizadas em serviços de hemoterapia. 

A primeira turma é composta de 44 servidores da área da saúde, especialmente médicos, enfermeiros e bioquímicos, que fazem parte do ciclo de coleta e distribuição de sangue. Com duração de 18 meses, a especialização será realizada na modalidade presencial nas unidades da Hemorrede do Paraná em Maringá, Londrina e Curitiba. As aulas acontecem na sala de reuniões do Hemocentro Regional de Maringá. Entre as disciplinas que integram o currículo do curso estão: Gerenciamento de qualidade, Sorologia, Sistema Nacional de Sangue e Sistema Único de Saúde. 

A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira (22) e contou com a presença do reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, da superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Magda Félix, da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Terezinha Svidzinski, da diretora do Hemocentro Regional de Londrina, Marisa Saito, e do representante da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Helder Teixeira. 

Para Magda Félix, o início da especialização é mais um momento de celebração para diretores e servidores do HUM. “Este curso é uma vitória, pois foi preparado em tempo recorde pelos docentes do Hemocentro e do Centro de Ciências da Saúde”, comemora a superintendente. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.