22/08/2023
Educação Paraná

UEM confirma vestibular para dias 23 e 24 de maio

Os inscritos devem verificar os locais de provas com antecedência no cartão informativo, disponível no menu do candidato

normal_20210221_PAS_20203545

Vestibular da UEM (Foto: Reprodução/AEN)

A Comissão Central do Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (CVU/UEM) confirmou para o próximo domingo (23) e segunda (24) a aplicação das provas do Vestibular 2021. Para este concurso, a UEM recebeu 14.272 inscrições, das quais 8.314 são de Maringá.

Nos dois dias de provas, a entrada dos candidatos aos locais dos exames ocorre apenas no horário das 13h20 às 13h50. Dessa maneira, o inscrito deverá apresentar o documento de identificação original com foto e em bom estado.

Os inscritos devem verificar os locais de provas com antecedência no cartão informativo, disponível no menu do candidato, para evitar dúvidas e aglomerações. Sendo assim, candidatos com documentos recentemente extraviados, furtados ou roubados, devem apresentar o Boletim de Ocorrência Policial (BO) impresso original, com registro detalhado da ocorrência, expedido há, no máximo, 30 dias.

Os candidatos não deve levar certidão de nascimento, certidão de casamento e título de eleitor. Nem Carteira Nacional de Habilitação sem foto, carteira de estudante, carteira funcional de natureza pública ou privada, protocolo de requerimento de expedição de qualquer tipo de documento e quaisquer documentos em meio eletrônico.

Além disso, a UEM informa que no primeiro dia do vestibular a prova é composta por questões de Conhecimentos Gerais e Redação. Já no segundo dia, as questões são objetivas e abordam as áreas de conhecimentos específicos, de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira.

Portanto, a aplicação das provas ocorre em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Umuarama e Paranavaí.

PROTOCOLO

Para garantir maior segurança dos envolvidos no processo, a UEM adotou diversas medidas de segurança aprovadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Desse modo, devido ao distanciamento necessário entre os candidatos, a ocupação das salas será de 50%, por exemplo, como explica a presidente da Comissão Central do Vestibular da UEM, Maria Raquel Marçal Natali.

Diante deste fato, tornou-se necessário a contratação de cerca de 1.800 fiscais que receberam treinamento para aplicar as provas com máxima segurança. Por isso, também será disponibilizado álcool 70% em gel nas dependências dos locais de aplicação das provas. Então, o candidato deverá levar sua própria garrafinha de água transparente, pois não será permitido o uso de bebedouros e nem o consumo de alimentos.

O protocolo ainda prevê a obrigatoriedade da utilização de máscara. O candidato deverá portar uma máscara reserva que será trocada após 2 horas de início da prova. Conforme o edital, ele também deverá levar uma caneta de tinta cor azul-escuro e de corpo transparente.

DAS VAGAS

O Vestibular 2020 da UEM oferta 2.989 vagas, resultado da soma das vagas do Vestibular de Inverno e do Vestibular de Verão 2020. Assim, a distribuição dessas vagas segue da seguinte maneira: 60% para o Sistema Universal (não cotistas); 20% para o Sistema de Cotas Sociais e 20% para o Sistema de Cotas para Negros. Por fim, 75% são para Cotas Sociais para Negros e 25% para as demais Cotas para Negros, de acordo com a Resolução n.º 028/2019-CEP.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo