22/08/2023


Educação Região

UFFS: Estudo mostra que 96% dos alunos são oriundos de escolas públicas

Fronteira Sul abriga alunos de sete estados, mas a maioria é paranaense

campus

A maioria dos estudantes é paranaense (Foto: Divulgação)

Cerca de 96,90% dos acadêmicos que frequentam as aulas da Universidade Fronteira Sul, campus de Laranjeiras do Sul, são provenientes de instituições públicas de ensino. É o que mostra um relatório elaborado pelo campus em maio último.

De acordo com as declarações efetuadas pelos estudantes no ato da matrícula, embora o campus tenha alunos de 11 diferentes estados, a maioria deles é paranaense. Grande parte dos acadêmicos que declara residir no Paraná, indica como local de residência municípios situados no Território da Cidadania Cantuquiriguaçu, elo de 20 municípios do Médio Centro-Oeste do Paraná, localizados nos vales dos rios Cantu, Piquiri e Iguaçu, região onde o Campus Laranjeiras do Sul está inserido.

Para a diretora da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, a intenção do levantamento é conhecer melhor esse público.

“Sobre a residência, o que podemos apontar com toda certeza é que muitos dos estudantes oriundos de outras regiões fixam moradia em Laranjeiras do Sul ou algum município próximo, o que contribui para aumentar a demanda por bens e serviços na região”. Esse aspecto, somado à riqueza da diversidade da comunidade acadêmica, é relevante e contribui para um maior dinamismo econômico, social, cultural da região. E, observando que, aproximadamente, 84% dos estudantes se declaram como sendo originários de algum dos municípios da Cantuquiriguaçu.

OS CURSOS

Atualmente o campus Laranjeiras do Sul oferta sete cursos de graduação: Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais, e Pedagogia e, conforme relatório, neste primeiro semestre de 2018, conta com 1031 estudantes matriculados nestes cursos.

Além das graduações, o campus oferta duas especializações lato-sensu: Realidade Brasileira e Economia Empresarial e Gestão de Pequenos Negócios, e dois cursos de Mestrado: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo