Nem precisa olhar pela janela para saber como está o tempo lá fora. A garoa e o frio de trincar os ossos chegaram há uma semana praticamente. E não quiseram ir embora. Mas o fim de semana deve ser mais seco, e mais gelado também. Por isso, se prepare com agasalhos e cobertores, aquela sopinha ou caldo quentinhos no jantar, um chimarrão e até os chás de queimar a boca. Não vai ter jeito, e tudo indica que quem está no terceiro planalto, vai ter que ‘apelar’ para agasalhos mais pesados e um cardápio mais calórico para se aquecer no último fim de semana do Outono.
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) pelo menos deu mais esperança, e apontou que não tem previsão de chuva. Nesta sexta (16), os meteorologistas informaram que não teria chuva em Guarapuava. Mas o dia começou com céu nublado, garoa e frio. As temperaturas variam entre 7°C e 12°C. As rajadas de vento também vão predominar e aumentar a sensação de frio pois ficam em torno de 48 Km/h. Ainda hoje o sol deve aparecer entre nuvens.
No sábado, espera-se que uma alta pressão atmosférica (massa de ar mais frio), avance o centro mais intenso sobre a Região Sul do Brasil, contribuindo para um resfriamento significativo. O Paraná amanhece com baixas temperaturas, mas sem indicativos de geadas, pois a nebulosidade ainda se faz presente em vários setores entre a madrugada e manhã. À tarde o sol aparece.
Já no domingo (18), os meteorologistas alertam que pode ter formação de geadas. Até porque a mínima despenca para 3°C e a máxima não deve passar de 16°C. A boa notícia é que o sol poderá aquecer um pouco diante do frio.
O sol volta a predominar sobre boa parte do Paraná entre o domingo e o início da semana. Temperaturas baixas ao amanhecer, com condições para formação de geadas no domingo. Na segunda e terça fica com muitas nuvens no Leste paranaense.
A estação mais fria do ano começa na quarta (21) às 11h58. Este ano, o inverno vai até até 3h50 do dia 23 de setembro.
Leia outras notícias no Portal RSN.