Uma coisa é fato: quando pessoas responsáveis, que trabalham com seriedade e competência, se unem, as coisas acontecem.
Uma das maiores provas desse resultado pude acompanhar no último sábado (25). Lideranças visitaram as obras da PR 459, que liga os municípios de Reserva do Iguaçu e Pinhão.
Após a vistoria da obra, os participantes foram recepcionados na sede da Agrária, na localidade de 2 Pinheiros.
Durante décadas os moradores da região aguardam pela conclusão dessa rodovia. Um trecho de cerca de 26 quilômetros que será o principal eixo de ligação entre o Sul e Sudoeste do Paraná e a região Oeste de Santa Catarina.
Nós acompanhamos de perto a grande luta para que esta rodovia fosse concluída.
E aqui, tenho que render um reconhecimento a três pessoas, que foram fundamentais para que a obra saísse do papel: os prefeitos Dirceu de Oliveira, de Pinhão, e Emerson Julio Ribeiro, de Reserva do Iguaçu, e o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl.
Se o governo se sensibilizou e concordou em realizar a pavimentação, foi por insistência e determinação dessas três pessoas, que conseguiram realizar uma das maiores mobilizações de entidades e lideranças do Paraná. Poucas foram as vezes, que uma mobilização popular, liderada pelos três, deu tamanho resultado.
Hoje, a pavimentação está com cerca de 70% das obras concluídas. A previsão é de que até o final deste ano (dependendo apenas do fator clima) ela esteja concluída.
Uma coisa é certa: o momento econômico de Reserva do Iguaçu, Pinhão e dos municípios próximos, será dividida entre antes da PR 459 e após a PR 459.
Quem dera o Paraná tivesse mais pessoas de fibra, que não desistem quando o que está em jogo é o interesse coletivo como estas três grandes lideranças da nossa região.