22/08/2023



Educação

Unicentro desenvolve programa para certificar produtos orgânicos

imagem-7995

Guarapuava – A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) quer implantar uma rede de apoio à certificação de alimentos orgânicos no Paraná. O projeto é uma parceria com a secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos tem como objetivo a formação de recursos humanos e estudos de caso para emissão do selo de certificação de unidades familiares de produção e agroindústrias produtoras de alimentos orgânicos localizadas nas diversas regiões do Paraná. A meta é atingir cerca de 50 propriedades de agricultores familiares e aproximadamente 15 agroindústrias.
Para desenvolvimento do projeto, estão abertas, até 24 de agosto, nos protocolos das unidades de ensino da Unicentro, as inscrições para seleção de profissionais recém formados em cursos de graduação nos últimos três anos. As vagas são para as áreas de Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia de Alimentos. O edital está no endereço www.unicentro.br/proec/editais/Edital%2001.2009%20%20seleção%20PROGRAMA%20DE%20CERTIFICAÇÃO.pdf.
O professor Jorge Fávaro, pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicentro e coordenador do programa, explicou que estão sendo aplicados R$ 155 mil no programa. Ele destacou que será formada a Rede Paranaense de Certificação que integrará profissionais, produtores e entidades atuantes no setor.
O Comitê Técnico Gerencial conta, além da Unicentro, com a participação da Rureco, Emater, Instituto Agroflorestal do Turvo (IAF) e da Associação de Produtores de Mel de Prudentópolis. Mais informações na Proec, no campus Santa Cruz (Guarapuava), pelo telefone (42) 3621-1018.

(AEN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo