22/08/2023



Cotidiano Educação Guarapuava

Unicentro disponibiliza cursos sobre as ferramentas de EaD

A plataforma Moodle pode ser acessada desde o último dia 22 e, desde então, já pode ser cursada. Nesse período, 1.650 estudantes já se inscreveram

MOODLE-PROFESSORES_Ilustrativa-1

Unicentro disponibiliza cursos sobre as ferramentas de EaD (Foto: Divulgação/Unicentro)

As aulas na Unicentro estão suspensas desde 17 de março. Já são quase 50 dias sem atividades presenciais como forma de conter a disseminação do coronavírus e também proteger a saúde da comunidade universitária.

Na última reunião dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração, no em 15 de abril, os membros do Cepe e do CAD aprovaram o uso de ferramentas não-presenciais. As ferramentas EaD valem para os cursos presenciais da universidade, como excepcionalidade enquanto durar a pandemia.

Nesse sentido, para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem, a Unicentro, por meio do Núcleo de Educação a Distância, está ofertando cursos de ambientação à plataforma Moodle, que é o ambiente virtual de aprendizagem oficial da universidade.

MOODLE

De acordo com a coordenadora institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professora Maria Aparecida Crissi Knüppel, a Unicentro adotou como ambiente virtual de aprendizagem o Moodle, que é uma plataforma de acesso de várias universidades, que é uma plataforma também que não tem custo.

“Pensando nisso, a universidade, através do seu Núcleo de Educação a Distância, elaborou dois cursos. Um que coloca o Moodle básico para estudantes. Já o segundo, o Moodle Básico para docentes. Esses dois cursos vão auxiliar tanto os nossos alunos quanto nossos professores a atenderem o funcionamento dessa ferramenta tão importante em processos de ensino e aprendizagem”.

Assim, as capacitações foram pensadas para auxiliar a comunidade acadêmica durante o período de atividades não-presenciais, em virtude da pandemia de covid-19. Dessa maneira, o curso voltado para os professores trata da preparação dos materiais para as aulas e das próprias aulas mediadas pela tecnologia. Entretanto, o dos estudantes, quer ajudá-los a aproveitar todas as possibilidades ofertadas pelo ambiente virtual de aprendizagem.

FUNCIONAMENTO

Os cursos foram concebidos pela equipe multidisciplinar do Nead como MOOCs, ou seja, como cursos massivos abertos on-line. A Ambientação à Plataforma Moodle pode ser acessada desde o último dia 22 e, desde então, já pode ser cursada.

Nesse período, 1.650 estudantes já se inscreveram. Já a formação voltada para os docentes teve início essa semana. Ambos ficam abertos até o mês de julho e podem ser cursados e consultados a qualquer momento pelos inscritos. Ambos estão disponíveis, gratuitamente, no Licon, que é o Portal de Livre Conhecimento da Unicentro. Se você é estudante, clique aqui. Se é professor, clique aqui.

Além disso, o Nead, em parceria com a Universidade Virtual do Paraná, que congrega as sete universidades estaduais paranaenses, e com a Abruem, que é a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, oferta desde 30 de abril, 20 cursos. São cursos integrantes do “Projeto ideias para uma educação on-line”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo