A Unicentro e a Universidade de Quebec, no Canadá, firmaram um acordo de cooperação para intercâmbio de professores e de acadêmicos. O acordo foi formalizado com a vinda do diretor do Escritório de Relações Internacionais, Sylvain Benoit, à Unicentro em Guarapuava. Sylvain chegou a Guarapuava ontem (04) e permaneceu até hoje (05).
De acordo com o diretor, o acordo entre a Unicentro e a Universidade de Quebec oportuniza o intercâmbio entre os acadêmicos brasileiros e canadenses.
O colóquio “Cooperação com a Universidade do Québec à Trois-Rivières e universidades canadenses (UQTR)", foi realizado na manhã de hoje (05), no Campus Santa Cruz.
No evento, foram apresentadas aos participantes algumas possibilidades de ações bilaterais com a UTQR, parceira da Unicentro.
Conforme Sylvian, o intercâmbio entre as duas universidades é muito importante para a troca de experiências entre acadêmicos e professores dos dois países.
O próximo passo, conforme Sylvian, será a implantação de cursos à distância. “Primeiro vamos incentivar o aprimoramento das línguas. Para a Unicentro será disponibilizado um curso de francês e para Quebec um curso de Português”, explicou.
Através de um convênio entre o governo federal e o governo de Quebec, foi firmado um acordo para o intercâmbio de 12 mil acadêmicos nos próximos 4 anos. Atualmente, a Unicentro planeja enviar dois acadêmicos para intercâmbio no Canadá pelo período de um ano.
Sylvian Benoit esteve acompanhado em sua visita à Rede Sul de Notícias pela professora Ariane Pereira, do Departamento de Comunicação da Unicentro.