22/08/2023
Educação

Unicentro firma acordo de mobilidade estudantil na América

imagem-63040

O vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza, esteve no campus da Universidade Nacional de Itapúa, em Encarnación (Paraguai), onde participou de uma reunião da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur). A reunião tratou da assinatura de um acordo sobre a mobilidade estudantil entre as universidades participantes deste braço da rede, o Zicosur Universitário. O acordo visa estabelecer mecanismos para a integração de políticas públicas associadas ao financiamento de bolsas de estudo para a formação de estudantes de todas as universidades que compõem o Zicosur.

O vice-reitor da Unicentro destacou a participação de membros da instituição em ações de intercambio, as quais considera de grande importância no aprendizado e formação acadêmica e pessoal. “A integração é muito importante para a mobilidade docente, discente e de agentes universitários. A Unicentro já proporcionou a ida de seis professores para atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades dos Zicosur Universitário. Também houve a mobilidade dos alunos do curso de comunicação social para a Universidade de Jujuy (Argentina). Estas atividades constituem um papel decisivo na formação acadêmica e propiciam um melhor entendimento das relações internacionais”, declarou o Osmar.

Ao final do encontro, ficou acordado ainda que a próxima reunião será realizada em Guarapuava (PR), organizada pela Apiesp e com o apoio da Unicentro.

Além da Unicentro, outras seis universidades brasileiras compõe o bloco: a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.