22/08/2023
Educação Guarapuava

Unicentro oferta vagas em cursos de graduação para refugiados

Para a inscrição, o candidato deve apresentar toda a documentação descrita em edital.

Unicentro-1024x683

Vagas em cursos da Unicentro 30(Foto: Arquivo/RSN)

Na Unicentro, a busca pela criação de mecanismos que ofereçam apoio nas questões estudantis são pensadas constantemente. As formas de inclusão de toda a sociedade também são propostas discutidas pela universidade.

Seguindo essa visão, a Diretoria de Programas e Projetos, através da Proen, que é a Pró-Reitoria de Ensino, divulgou o edital de seleção para o Programa de Acesso à Educação Superior para Refugiados que, como conta a Diretora de Programas e Projetos da Unicentro, professora Maria Lurdes Felsner, visa possibilitar que os refugiados possam frequentar a universidade.

Fornecer acesso à educação superior a refugiados em cursos de graduação presenciais da Unicentro. Dessa forma, permitir que esses possam dar continuidade a seus estudos e sua formação profissional enquanto estiverem residindo no Brasil.

Entende-se por refugiado toda a pessoa que obtiver o reconhecimento dessa condição pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). A condição é extendida, também, aos demais membros do grupo familiar que dependam economicamente do refugiado, desde que se encontrem em território nacional. Maria Lurdes explica que serão destinadas para o programa duas vagas de cada um dos cursos de graduação ofertados nas unidades universitárias de Guarapuava e de Irati, com exceção de Medicina.

INSCRIÇÃO

Para a inscrição, o candidato deve apresentar toda a documentação descrita em edital. “O refugiado com interesse na ocupação de vaga do Programa deve fazer sua inscrição mediante apresentação da documentação comprobatória de acordo com o prazo e demais orientações definidas no edital. Após a análise da documentação é publicado edital com a relação das inscrições aceitas e/ou indeferidas sem identificação nominal dos candidatos até dia cinco de julho”.

A diretora de Programas e Projetos também destaca que a seleção dos candidatos que tiverem a inscrição aceita será feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O resultado da seleção – com data, local e horário para matricula – será publicado até o dia 9 de julho. As inscrições para o Programa de Acesso à Educação Superior para Refugiados seguem abertas até o dia 30 de junho e são feitas exclusivamente pela internet, através do Protocolo On-line. Todas as informações estão descritas em edital publicado na página da Proen, no site da Unicentro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.