Cerca de 400 pessoas vinculadas à Unicentro participam do 22º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic). O evento, que termina nesta sexta (08) em Foz do Iguaçu, tem como meta promover a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses e proporcionar um diálogo entre os pesquisadores participantes.
A Unicentro participa do evento com a apresentação de 427 artigos do seu programa de Iniciação Científica (IC). Além dos alunos responsáveis por essas pesquisas, estudantes inscritos como ouvintes e membros do Comitê de Iniciação Científica da Unicentro estão presentes no Eaic.
A frente da participação da universidade está o reitor da instituição, Aldo Nelson Bona, que acompanha a excursão para prestigiar os trabalhos apresentados. A Unicentro é uma das instituições parceiras na organização do evento.
Segundo o coordenador de Iniciação Científica e Tecnológica da Unicentro, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, a instituição conta com o terceiro maior programa de IC do estado.
A apresentação de trabalhos no Eaic é obrigatória para bolsistas de iniciação científica, artística, de inclusão social (vinculados à pesquisa), e de desenvolvimento tecnológico e inovação, de acordo com uma exigência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Simultaneamente ao evento está sendo realizada a 3ª edição do Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti). Na sexta-feira, serão realizadas atividades específicas para os Comitês de Iniciação Científica e equipes das Pró-Reitorias de Pesquisa das IES e Comitê Externo do CNPq.