Da Redação
Irati – A Universidade Estadual do Centro–Oeste (Unicentro) campus de Irati irá realizar o próximo encontro do projeto de extensão Sábados Literários, marcado para o dia 31 e trará a vida e obra do autor Camilo Castelo Branco, que serão apresentadas pela professora Flavia Maria Corradin da Universidade de São Paulo (USP). Na oportunidade, também estará presente o professor titular de Literatura da USP, Francisco Maciel Silveira, que fará uma sessão de autógrafos e falará sobre o seu recente livro “O caso de Pedro e Inês – Inês(quecível) até o fim do mundo”.
O encontro será realizado a partir das 14h, no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado na Rua Coronel Pires, 826. O coordenador do projeto, professor Edson Santos Silva explica que a mudança se deve pelo fato de que o Bosque da Leitura, local onde os encontros vinham ocorrendo, está recebendo os preparativos por parte da Prefeitura Municipal de Irati para sediar a Casa do Papai Noel.
Um dos mais influentes escritores portugueses, Camilo Castelo Branco teve “Amor de Perdição” como sua novela mais famosa. Sua vida atribulada lhe deu inspiração para os temas de suas novelas. Também reconstituiu em suas obras o panorama dos costumes de Portugal de seu tempo, quase sempre com uma profunda sintonia com as maneiras de ser e sentir do povo português. Castelo Branco foi um dos primeiros escritores portugueses a viver da literatura. Sua produção é composta de mais de cem obras, a maior parte de novelas satíricas, de mistério ou terror, históricas e passionais, publicadas em folhetins. Com uma linguagem simples e histórias repletas de emoção, fazia grande sucesso.
Quem vai apresentar a vida e a obra de Castelo Branco é a professora doutora de Literatura Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Flavia Maria Corradin. Ela também atua como crítica literária e tem publicado ensaios e resenhas críticas em periódicos do Brasil e do exterior. Além de diversos capítulos na coleção “A literatura portuguesa em perspectiva”, teve publicados também os livros: “Aprenda a escrever” (co-autoria), “Antônio José da Silva, o Judeu: textos versus (con)textos” e “Camilo Catelo Branco: uma dramaturgia entre a lágrima e o riso”.
Já a fala de Francisco Maciel Silveira será sobre seu livro “O caso de Pedro e Inês – Inês(quecível) até o fim do mundo”, dedicado aos leitores jovens adultos à procura de uma literatura menos conservadora e com profundidade literária. Nesta obra poética, o autor conta, em formato de literatura de cordel, a partir de um texto clássico português, a história do amor entre o infante português Pedro e a galega Inês de Castro, coroada rainha depois de morta. A tragédia romântica traz ilustrações em estilo de cordel de autoria de Dan Arsky.
O último encontro do ano do Sábados Literários será realizado no dia 14 de novembro, também no CAM, e terá como tema o autor José Saramago, apresentado pela professora Marlise Vaz Bridi (USP).