22/08/2023
Cotidiano

Unicentro reativa restaurante para acadêmicos

imagem-25669

Depois de mais de três anos sem restaurante dentro da Universidade, nesta segunda-feira (3) os estudantes puderam almoçar dentro da Unicentro. Uma luta que envolveu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Direção do Campus Santa Cruz possibilitou o retorno dessa prestação de serviço à comunidade acadêmcia.

 

De acordo com o professor Osmar Ambrósio de Souza, diretor do Campus, nesses três anos foram abertas cerca de nove licitações, porém não houve nenhuma empresa interessada. Os acadêmicos estavam sem opção desde 2008.

Agora com o novo modelo de licitação, que leva em conta o menor preço da refeição, e não mais, o maior preço do aluguel, como era antigamente, o restaurante voltou a funcionar. “Cobramos R$ 200 no aluguel do espaço, água e luz. Mas o locatário tem que oferecer o menor preço da comida”, explica o diretor.

O ex-presidente do DCE, Luan Chagas, lembra que a luta era trazer um restaurante “realmente universitário” onde as refeições fossem mais baratas e não terceirizar a prestação de serviço. Com um RU o Governo pode subsidiar o custo por meio de recursos e ainda a mão-de-obra. “Nós vimos que não seria possível trazer um restaurante estatizado, então procuramos buscar um preço mais acessível para os estudantes, com a vinda de um restaurante terceirizado”, comenta Luan. O atual diretor do Diretório, Cléber Moletta, ressalta que a instalação do refeitório já foi o primeiro passo. Agora eles querem “buscar subsídios para que o preço da refeição possa diminuir”.

O proprietário do restaurante, Pedro Luiz Silveira, sabe que no começo o movimento não será muito e a expectativa é servir cerca de 100 refeições por dia. “Os estudantes não estão mais acostumados a almoçar na Universidade. Mas é a melhor opção para eles”, ressalta Pedro.
Opção que vai facilitar a vida da acadêmica Lays Pederssetti. A estudante diz que o preço é bem acessível, e assim, pode ter uma refeição mais saudável também.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.