22/08/2023


Educação Guarapuava

Unicentro repassa à Prefeitura de Guarapuava diagnóstico sócio-ambiental do Rio das Pedras

Para o secretário Municipal do Meio Ambiente, Celso Araújo, a entrega do levantamento reforça a sólida parceria entre a Unicentro e o poder público municipal

creditos-secom3

Unicentro repassa à Prefeitura de Guarapuava diagnóstico sócio-ambiental do Rio das Pedras (Foto: Coorc/Unicentro)

Encontrar alternativas para auxiliar na conservação da bacia do Rio das Pedras, principal responsável pelo abastecimento de Guarapuava. Esse objetivo do projeto ‘Diagnóstico Socioambiental da Bacia do Rio das Pedras’, que envolveu professores e estudante dos cursos de Geografia, Agronomia e Biologia da Unicentro, a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava. Depois de anos de trabalho, os resultados das atividades foram entregues pela universidade à prefeitura.

O coordenador da iniciativa e professor do Departamento de Geografia da Unicentro, Maurício Camargo, enfatiza que o manancial do Rio das Pedras abastece 100 mil moradores da área urbana de Guarapuava. Por isso, a busca do diagnóstico socioambiental mostra-se essencial.

Nós temos hoje o segundo levantamento. O primeiro foi há mais de 14 anos. Nesse segundo levantamento da bacia do Rio das Pedras nós tratamos ela como recurso estratégico, porque a manutenção da nossa água em volume e qualidade depende da preservação da bacia e ela é estratégica porque nós também temos pessoas lá dentro. Então, o projeto não apenas levantou a área ambiental, como também a área humana, a porção socioeconômica e também a educação ambiental que é fundamental para que nós possamos mudar a mentalidade das pessoas que estão lá dentro, mas também do município.

Para o secretário Municipal do Meio Ambiente, Celso Araújo, a entrega do levantamento reforça a sólida parceria entre a Unicentro e o poder público municipal.

O objetivo nosso é manter essa qualidade e melhorar. Então, desde o começo, são vários projetos que acontecem no Rio das Pedras pensando nessas condições. Então, esse diagnóstico socioambiental que foi elaborado pela Unicentro vai trazer diretrizes para a gente trabalhar, nos próximos anos, na bacia do Rio da Pedras. A universidade, eu sou suspeito de falar, pois é nossa grande parceira, maior parceira da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é a universidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo