22/08/2023
Cotidiano

Unicentro traz espetáculo do Circuito Sesi-Caixa

imagem-9958

Guarapuava – A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em parceria com o Circuito Cultural Sesi-Caixa, recebe no dia 8 de novembro, às 19h, o espetáculo teatral “El Titiritero de Banfield – En Camino”. O evento acontece no Auditório Francisco Contini, no Campus Santa Cruz (Guarapuava), sendo que a entrada é gratuita. É obrigatório apenas o preenchimento da ficha cadastral que estará à disposição no dia do espetáculo na entrada do teatro, ou ainda pelo link http://www.fiepr.org.br/eventos/modules/external/inscricao.php?codEvento=3183
Sergio Mercúrio, mais conhecido como El Titiriteiro de Banfield é natural da cidade de Banfield na Argentina. Mestre na arte da manipulação de bonecos, Mercúrio, viaja com seus espetáculos, com versões em português e espanhol, por toda América Latina. Em sua jornada de mais de 15 anos, já se apresentou em quase todos os países da América Latina e também na Espanha e França.
Seus espetáculos são dirigidos a adultos e falados em espanhol e em português.
Dono de uma técnica invejável, a manipulação de Sergio encanta à todos. Aliado a isto, textos altamente inteligentes, poéticos e com humor. Sergio Mercúrio é um errante, que se apresenta pelo amor ao seu trabalho.
O espetáculo escolhido pelo SESI e pela CAIXA para ser o primeiro da parceria Circuito Cultural SESI-CAIXA, foi o espetáculo “En Camino”.
“En camino” é o segundo espetáculo de bonecos para jovens e adultos de Sergio Mercurio e pode ser considerado como uma continuação do universo apresentado em “El titiritero de Banfield”.
“En Camino” coloca em cena as situações e os personagens com os quais um jovem se enfrenta para compreender-se e continuar viajando. É também um convite à viagem.
Os bonecos, neste caso, recorrem às suas realidades para satirizar tal viagem.
Os personagens são: o inevitável Bobi, com seu sarcasmo e sua ternura; a avó Margarita, com a acidez e o carinho da velhice; Beto, com a indiferença e o grotesco do alcoólatra. De outro lugar, com o “Encontro de duas culturas”, coloca-se o espectador ante a encruzilhada de uma viagem imprevisível. Em “O desconcerto da paixão”, igualmente sem diálogos, o titiriteiro questiona o destino da paixão.
Poético, divertido, sempre surpreendente, o espetáculo “En camino” não apresenta respostas; antes, deixa incógnitas, sensações…

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.