22/08/2023
Cotidiano

Unicentro vai transformar azeitonas em biodiesel

imagem-27082

 

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) recebeu da Delegacia da Receita Federal de Florianópolis 12 toneladas de azeitonas. Essa carga estava apreendida no Porto de Imbituba (SC) há mais de um ano. O presidente da Comissão de Destruição da Receita Federal de Florianópolis, Wilson de Souza, explica que a carga estava imprópria para o consumo humano, e provavelmente, seria descartada em algum lixão causando danos ao solo. “Futuramente essa mercadoria poderia prejudicar o meio ambiente poluindo algum lençol freático”, diz Wilson.

 

Toda a doação servirá como base para diversos produtos que a Universidade irá produzir. Segundo Paulo Rogério Pinto Rodrigues, diretor da agência de Inovação (Novatec), a azeitona será transformada em glicerina, biodiesel, , desinfetante e ração animal. “Com 12 toneladas do produto a podemos extrair de 200 a 300 quilos de glicerina e transformar em shampoo, sabonete e detergente. Com a água de conserva da azeitona pode ser feito o desinfetante. Com o óleo podemos fazer cerca de mil litros de biodiesel. E com o que sobra da extração pode ser utilizado na alimentação de alguns animais, em média 11 toneladas”, explica Paulo Rogério.

 

O professor Gilmar Bueno comentou que foi um desafio para a Universidade encontrar um caminho para o aproveitamento da mercadoria. Em menos de duas semanas eles verificaram que a doação iria beneficiar a comunidade acadêmica com os produtos que poderiam ser feitos. “Além do bem que faz ao meio ambiente, essa parceria entre Unicentro e Receita Federal beneficia a pesquisa e extensão, transformando a doação em produtos para o próprio consumo da Universidade”, finaliza o professor.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.