Bárbara Franco
Maringá – Híbrido! Este é o nome do primeiro sistema educacional do Brasil, que une formação presencial e Ensino a Distância (EAD), criado pela Unicesumar para os cursos de engenharia e arquitetura e urbanismo. A explanação foi feita a jornalistas de vários estados brasileiros, entre os quais, da RSN, na sexta (15), em Maringá.
O novo modelo, que foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil. No novo modelo os alunos passaram a ter aulas online e também presencial.
Apresentação do novo modelo educacional
De acordo com a coordenadora operacional de ensino da Unicesumar Kátia Coelho, o novo projeto partiu de muita pesquisa, muito estudo em universidades internacionais que já trabalham desta forma, e em várias visitas instituições, como : Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME) e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), sendo possível a partir daí unir o que a Unicensumar tem de melhor no ensino presencial e a distância no modo EAD. De acordo com Kátia, no novo modelo educacional os pólos vão dispor de laboratórios físicos e tutores facilitadores, o que ajuda a criar um vínculo maior com o aluno. "Os encontros presenciais são roteirizados a partir de metodologias ativas de aprendizagem, além de práticas em laboratório. E para embasar tudo isso, os cursos contam com materiais didáticos exclusivos, produzidos integralmente pela Unicesumar e disponibilizados tanto na versão impressa como digital”.
Laboratório de Enegenharia
O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, afirma que estão sendo feitos muitos investimentos em tecnologia educacional, formação de equipe e criação dos novos laboratórios nos polos de EAD que oferecerão o Híbrido Unicesumar.
“ Entre os investimentos estão salas de aulas modernas, laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas. Inicialmente, o projeto contará com 60 unidades distribuídas pelo país”, informa Silva.
Reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva
O Híbrido Unicesumar oferecerá cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de formação. No primeiro ano, o novo modelo será oferecido nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.