Para quem não consegue se vacinar durante o horário de atendimento dos postos de saúde, a Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro pode ser uma opção. Isso porque a população pode receber a dose bivalente contra a covid-19, todas as quartas e quintas em um horário especial: das 17h às 19h30.
Conforme explica a coordenadora da sala de vacinação Alexandra Madureira, a aplicação ocorre em grupos específicos. “Estamos vacinando as pessoas com 60 anos ou mais, os trabalhadores da saúde e os trabalhadores do sistema prisional”.
Além desses grupos, que são atendidos pela universidade, outros já têm a liberação para receber o imunizante nos postos de saúde. “As gestantes e puérperas, pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, pessoas imunocomprometidas, também a partir de 12 anos e comunidades quilombolas”.
Para receber a dose bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado duas doses da vacina contra a covid-19. Mas a aplicação independe do fabricante, só é preciso que a última dose tenha ocorrido há, pelo menos, quatro meses.
Essa vacina bivalente é importante porque ela complementa o esquema vacinal. Então, ela vem com as variantes da Ômicron- que é uma das variantes do coronavírus – e faz com que as pessoas tenham essa proteção ampliada.
ATENDIMENTO
Além da vacina bivalente, a Unidade Escola de Enfermagem segue disponibilizando doses da versão monovalente do imunizante. No entanto, vale ressaltar que todos atendimentos são exclusivos para maiores 18 anos, uma vez que o horário especial de funcionamento é para facilitar a imunização de quem trabalha e estuda o dia todo.
Os interessados podem ir diretamente à Sala de Vacinação, que fica no Campus Cedeteg, ou agendar a aplicação das vacinas pelo telefone (42) 3629-8187, que também é WhatsApp.
Leia outras notícias no Portal RSN.