22/08/2023



Cotidiano Educação Em Alta Guarapuava

UniGuairacá celebra 20 anos de triunfos, reconhecimento e qualidade

Em duas décadas de atuação, o Centro Universitário se expandiu por todo o Brasil e chegou, também, ao exterior

UniGuairacá: 20 anos de triunfos, reconhecimento e qualidade. (Foto: Assessoria/UniGuairacá)

A UniGuairacá Centro Universitário, instituição tradicional em Guarapuava, completou 20 anos de atuação nesse domingo (19). Em duas décadas de história cresceu não só em infraestrutura, mas em reconhecimento e qualidade. Com todos os cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o Centro Universitário cumpre com todos os critérios avaliados pelo órgão. De acordo com o reitor da UniGuairacá, professor Ms. Juarez Matias Soares, esta é uma grande conquista.

Essa é uma instituição que chegou em Guarapuava no ano de 2005, lá no Colégio Nossa Senhora do Belém, que abriu as portas para esse projeto. São 20 anos de luta, 20 anos de trabalho, 20 anos de muita dedicação e 20 anos de prestação de serviços educacionais com muita qualidade.

Com polos espalhados pelo Brasil e também no exterior, possui equipe especializada com o Núcleo de Educação à Distância (Nead), para o atendimento e suporte de todos os alunos. Na sede em Guarapuava, a UniGuairacá possui dezenas de salas, todas equipadas com retroprojetores e toda a estrutura que os alunos precisam para atender as necessidades. Além disso, nos laboratórios, os estudantes encontram o que há de mais moderno para as práticas das disciplinas. Entre eles, o laboratório de metodologias inovadoras; o de microbiologia e botânica; citologia e histologia; química e bioquímica; microbiologia e ainda os focados nos cursos da saúde e estética e cosmética.

(Foto: Assessoria/UniGuairacá)

ALUNOS DE OUTRAS CIDADES

Para quem não é de Guarapuava, a UniGuairacá conta com o LAB Móvel que percorre regularmente a Região de Candói, Laranjeiras do Sul, Mangueirinha, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis e Turvo. Ele consiste em um laboratório móvel que leva os equipamentos necessários, acompanhado por um profissional técnico de laboratório, diretamente às cidades onde estão localizados os polos EaD.

Além disso, o Centro Universitário também mantém a infraestrutura uma biblioteca, ginásio poliesportivo, sala de criatividade, sala 3D, Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEIG) e restaurante, tudo planejado e organizado. Em plena expansão, inaugurou a Clínica Veterinária Guairacá, onde alunos e professores prestam atendimentos a animais de pequeno porte da comunidade por um valor acessível. Ainda focado na agropecuária, a instituição também possui uma fazenda experimental na qual os acadêmicos podem viver na prática o exercício da profissão em medicina veterinária e agronomia.

Referência na área da saúde, outro destaque é a PoliClínica Guairacá, um centro multidisciplinar de estágios acadêmicos que oferece serviços de qualidade à comunidade regional nas áreas da saúde, da educação e do serviço social. A principal missão desta unidade pode ser resumida nos seguintes objetivos: contribuir para ampliação do acesso da população às políticas públicas de saúde, assim como promover, desde o período formativo dos acadêmicos das áreas da saúde, da educação e das ciências sociais.

(Foto: Assessoria/UniGuairacá)

Além disso, o projeto também busca a integração multiprofissional na construção e na execução das ações, possibilita aos professores, pesquisadores e acadêmicos, o atendimento aos pacientes por meio do cuidado integral fazer convergir às ações e programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer para a qualidade de vida dos usuários da clínica. Inclusive, a iniciativa contribui para que os pacientes e membros da comunidade optem por modos de vida mais saudáveis.

(Foto: Assessoria/UniGuairacá)

GUAIRACÁ AVIATION

Para quem quer expandir os ares, o Centro Universitário conta ainda com a Guairacá Aviation, que é um Centro de Instrução de Aviação Civil (em fase de homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil). A unidade oferece cursos Técnicos (Piloto Privado, Piloto Comercial e Instrutor de Voo – Teóricos e Práticos), Tecnólogos (Pilotagem Profissional de Aeronaves), Bacharéis (Ciências Aeronáuticas com habilitação em Piloto de Linha Aérea e Ciências Aeronáuticas com habilitação em Gestão da Aviação Civil) e Pós Graduação (Gestão do Transporte), reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Já para os cursos teóricos, a Guairacá Aviation conta com uma unidade no centro da cidade. Os alunos têm acesso a simuladores de voo, laboratórios de informática, laboratório de anatomia, laboratório de robótica, biblioteca, restaurante, salas de aula, sala de simulação 3D, bem como, sala de metodologias inovadoras, quadra poliesportiva e auditório. Para as aulas práticas, possui um hangar no aeroporto Tancredo Thomaz de Faria (SSGG), onde o aluno tem contato com a rádio e as demais aeronaves que operam no aeroporto. A infraestrutura do hangar dispõe de salas de aula, briefing/debriefing, sala de planejamento de voo, secretaria, sala de espera, banheiro adaptado e uma frota de aeronaves para atender nossos pilotos/alunos.

Por fim, a UniGuairacá também é uma instituição com responsabilidade social, tendo projetos como a brinquedoteca hospitalar e a brinquedoteca pedagógica. E ainda, fazendo investimentos no esporte, na saúde e na educação pública, com destaque para a escolinha de futebol e a oferta de bolsas de estudo para atletas.

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os colaboradores e aos 6.500 egressos dessa instituição, que nos representam nas suas prestações de serviço, levando nosso nome em todos os rincões desse país e dizer que estamos com vontade de continuar para completar mais 20 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo