O deputado Zeca Dirceu (PT) anunciou nesta segunda (7) a autorização do curso de Medicina no Centro Universitário Guairacá, (Uniguairacá). Guarapuava, de acordo com o parlamentar, tem mais de 190 mil habitantes. No entanto, o universo de habitantes que convergem para o município, oriundo da Região, passa de 500 mil pessoas. Número esse que, conforme Zeca Dirceu, justifica a criação de mais um curso de medicina na cidade.

Deputado Zeca Dirceu, vereadora Cris Wainer e Professor Soares, reitor (Foto: divulgação)
Com a implementação das 49 vagas em Guarapuava, conforme a portaria publicada nesta segunda no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação, a cidade soma 132 vagas de Medicina, que já incluem os cursos oferecidos pelo Centro Universitário Campo Real e pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste).
O mais importante é que a população terá mais acesso à saúde, especialmente com os médicos em formação, que farão as residências nos hospitais locais.
A conquista do curso de Medicina para Guarapuava, conforme a assessoria do parlamentar, reflete um trabalho contínuo dele na expansão da formação de médicos no Paraná. Em 2011, ele liderou a Frente Parlamentar Mista no Congresso Nacional, com o objetivo de ampliar o número de cursos de Medicina.
De acordo com o parlamentar, desde 2022, ele tem apoiado diretamente a implementação do curso em Guarapuava. Em 2014, o MEC autorizou cursos em quatro Regiões do estado, por meio do programa Mais Médicos. Guarapuava, Campo Mourão, Umuarama e Pato Branco, passaram a contar com o curso.
O Centro Universitário Campo Real, por exemplo, obteve a autorização para criar 50 vagas de Medicina em 2016. Hoje, oferece 92 vagas, enquanto a Unicentro oferece mais 40 vagas.
Leia outras notícias no Portal RSN.