Cristina Esteche
Cada vez mais atentos à imagem pessoal, os brasileiros estão entre os maiores consumidores mundiais de produtos e serviços de beleza. Esse mercado cresceu 20% nos últimos 10 anos e continua dando sinais positivos, alavancando também a procura por cursos como o de Estética e Imagem Pessoal, oferecido pela Unopar EAD, maior universidade de ensino a distância do Brasil, com polo na cidade de Guarapuava.
Criado em 2012, o curso foi o primeiro na área de saúde oferecido pela Universidade. “Nós quebramos um tabu e mostramos que é possível promover ensino de qualidade em diversas áreas do conhecimento”, garante a professora Natália Soares Ribeiro, coordenadora do curso, que é também formada em Fisioterapia e Mestre em Patologia Experimental. O Polo de Guarapuava já formou a primeira turma de Estética e Imagem Pessoal.
A flexibilidade é um dos maiores atrativos da modalidade EAD, permitindo que o aluno possa conciliar estudos e trabalho. Para viabilizar o curso, que ainda tem inscrições abertas para o Vestibular, o polo de Guarapuava montou um laboratório para as aulas práticas. “Ali o aluno desenvolve, junto com o tutor de sala, a aula prática presencial previamente gravada no laboratório de Estética da Unopar em Londrina, que já oferece o mesmo curso no sistema tradicional. Através do vídeo eles aprendem e praticam a técnica passo a passo”, explica a professora Natália. Uma das vantagens deste sistema é que o vídeo fica disponível para o aluno e pode ser revisto quantas vezes ele quiser.
O curso é tecnológico, reconhecido pelo MEC, tem duração de seis semestres e é voltado para a prática profissional. Os encontros presenciais acontecem uma vez por semana no polo. Todas as aulas são transmitidas a partir dos estúdios de geração da Unopar Virtual, em Londrina. O conteúdo abrange estética facial, corporal, embelezamento (maquiagem, cabelos), massoterapia e cosmetologia.
Os profissionais podem trabalhar em clínicas, centros de estética, spas urbanos e salões de cabeleireiro. “Depois da graduação é possível acrescentar uma especialização ou mestrado e optar pela área de pesquisa ou pela docência”, informa Natália.
Diferencial no mercado de trabalho
A professora Natália destaca que o perfil dos alunos do EaD exige disciplina e iniciativa. “Como temos encontros presenciais apenas uma vez por semana, eles precisam ser organizados e bastante proativos, o que é um diferencial a favor deles na hora de entrar no mercado de trabalho”, pondera.
A maioria dos alunos é do sexo feminino mas há também homens. Natália, que também dá aulas no curso de Estética presencial da Unopar, vê mudanças nesse universo: “Geralmente os alunos homens se destacam. Temos grandes nomes no mundo da moda, como o Duda Molinos, que trabalha com maquiagem e muitos homens também em salões de cabeleireiro. Aliás, os homens também estão mais vaidosos, cuidando mais da aparência e esse é um mercado bastante promissor para o profissional da estética”.
Serviço
– Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal, também dois novos cursos de engenharia em ead e mais vários cursos de graduação, Pós Graduação e cursos de capacitação.
O Vestibular Unopar acontece dia 30 de novembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: acesse aqui