22/08/2023
Guarapuava Saúde

UPA Trianon é a unidade de referência no tratamento da dengue

Conforme a Secretaria de Saúde, a partir desta segunda (8), a unidade passa a atender todos os casos de suspeita da doença em Guarapuava

Upa Trianon (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Urgência do Trianon agora é a unidade de referência no tratamento da dengue em Guarapuava. Conforme a Secretaria de Saúde, a partir desta segunda (8), a unidade passa a atender todos os casos de suspeita da doença. Isso ocorre devido ao aumento de casos no município.

De acordo o prefeito Celso Góes, a medida é necessária para priorizar a atenção aos pacientes com suspeitas de dengue na tentativa de conter a epidemia que atinge o país inteiro. “O número de pessoas infectadas em nossa cidade é muito alto. Até quinta, 4 de abril, a Secretaria de Saúde havia notificado 1.069 pessoas, sendo que destas, 751 testaram positivo para dengue e uma testou positivo para Chikungunya.”

A secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, detalhou que com a centralização haverá prioridade nas consultas e testagens das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Os pacientes que suspeitarem que estão infectados, podem ir diretamente à Urgência para serem atendidos”. Quanto aos atendimentos feitos de forma virtual pelo Robô SARA, a secretária afirmou que a dinâmica permanece a mesma.

Entre os sintomas da dengue estão febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Já os sinais de alarme da doença envolvem dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosa e irritabilidade.

Ademais, os sintomas da gripe são febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor no corpo e de cabeça, diarreia, vômito, fadiga, prostração, rouquidão, olhos avermelhados e lacrimejantes.

AUTOMEDICAÇÃO

O Ministério da Saúde reforça que em caso de suspeita de ambas as doenças é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível fazer testes para identificar a doença e fazer o tratamento adequado. Isso porque, o diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava. 

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.