A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abriu as inscrições para o Vestibular de Verão 2025. A universidade oferece 3.934 vagas em 117 cursos distribuídos pelos 13 campi da instituição, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2025. As inscrições vão até 9 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal do Candidato.
De acordo com as informações, a taxa de inscrição é R$ 150. Assim, os inscritos têm até o dia 10 de outubro para pagar por boleto bancário ou Pix. Os candidatos que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição têm até 22 de setembro para enviar a folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), comprovando uma renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo.
Pessoas que apresentam deficiência ou têm necessidades educacionais específicas podem solicitar adaptações razoáveis no período de 1º de setembro a 9 de outubro. Para esses candidatos e para lactantes, será possível solicitar tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas no ato da inscrição.
Entre as novidades deste ano, a UTFPR adicionou três novos cursos ao portfólio: Tecnologia em Gestão do Agronegócio em Medianeira, Bacharelado em Ciências Biológicas em Dois Vizinhos, e Engenharia de Produção em Curitiba. Assim, esses cursos oferecem um total de 57 vagas e atendem a demandas regionais específicas.
Desse modo, os candidatos poderão optar por até dois cursos, sendo um na primeira e outro na segunda opção. Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções na primeira chamada ainda poderão participar da lista de espera para ambos os cursos.
MAIS INFORMAÇÕES
Para os candidatos que ainda não concluiram o Ensino Médio antes do início do segundo semestre letivo, a UTFPR oferece a modalidade “treineiro”, permitindo que façam as provas para testar os conhecimentos, sem concorrer diretamente às vagas.
Além disso, 50% das vagas reservam-se para estudantes que completaram o ensino médio em escolas públicas, candidatos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, pessoas identificadas como pretas, pardas, quilombolas ou indígenas e pessoas com deficiência.
O processo seletivo será dividido em duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas das disciplinas Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna, Filosofia e Sociologia, e outra de redação em língua portuguesa. Os candidatos poderão escolher entre os idiomas espanhol e inglês para a Língua Estrangeira Moderna no momento da inscrição.
Leia outras notícias no Portal RSN.