A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) celebra nesta terça (15), 14 anos de atividades no município de Guarapuava. E, como parte das comemorações, anuncia um marco importante para a cultura e o ensino superior na Região, a construção do maior teatro da Região Centro-Oeste do Paraná. Com capacidade para 520 pessoas e investimento de R$ 4,4 milhões, o novo teatro está localizado no campus da UTFPR no bairro Cidade dos Lagos e a inauguração ocorrerá dia 30 de maio.
O espaço tem o obbjetivo de receber congressos, apresentações artísticas, eventos acadêmicos e ações de extensão da Universidade. Aberto à comunidade, o teatro promete se tornar um polo de integração cultural e educacional no estado. O reitor da Universidade, Everton Lozano, afirma que a construção do teatro é uma forma de demonstrar o compromisso da UTFPR com a valorização da cultura.
O teatro é um símbolo do compromisso da UTFPR com a formação integral dos estudantes, com a valorização da cultura e com o relacionamento com o nosso entorno. É uma conquista não só da UTFPR, mas de toda a sociedade guarapuavana, pois permitirá uma aproximação ainda mais entre Universidade e comunidade.
Além da nova estrutura cultural, a UTFPR também inicia a construção de um novo bloco de salas de aula, com aporte de R$ 4,8 milhões do PAC Universidades. Dessa forma, reforçando o crescimento da infraestrutura do campus. Fundado em 2011 com apenas dois cursos de graduação, o Campus Guarapuava evoluiu significativamente.
Atualmente, o Campus oferece quatro cursos superiores. Entre eles: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Tecnologia em Sistemas para Internet. Todos avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação. Desde 2014, a unidade conta com sede própria, composta por nove blocos, laboratórios, restaurante universitário, biblioteca, área esportiva e espaços de convivência.
O diretor-geral do Campus Guarapuava, Marcelo Henrique Granza, celebra a evolução da unidade da UTFPR no munícipio. “Em 14 anos, passamos de uma sede provisória a um campus estruturado e em constante expansão. A entrega do teatro e os novos investimentos representam mais um passo na consolidação da UTFPR como referência em educação na Região”.
OUTRAS CONQUISTAS
Além disso, outro avanço importante é a consolidação do Novo Arranjo em Pesquisa e Inovação (Napi) em Madeira Engenheirada. Em parceria com a Fundação Araucária, o projeto tem o objetivo de fortalecer o ecossistema científico e tecnológico local.
Por fim, na área de pesquisa e pós-graduação, o campus também comemora a integração ao Programa de Pós-Graduação em Inovações Tecnológicas (PPGIT), em parceria com o Campus Campo Mourão. O mestrado profissional enfatiza análise de dados, gestão ambiental, sistemas eletrônicos e automação. Dessa forma, contribuindo para a formação de profissionais capacitados para os desafios da indústria e da academia.
Leia outras notícias no Portal RSN.