22/08/2023



Educação Guarapuava Região

UTFPR Guarapuava oferta 148 vagas para o 2° semestre de 2022

Os interessados em garantir uma das vagas têm até sexta (1°) para se inscreverem no Sisu 2022.2. As vagas estão disponíveis em quatro cursos

UTFPR

Há vagas para os cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Sistemas para Internet. E ainda para as engenharias Civil e Mecânica (Foto: UTFPR)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Guarapuava está ofertando 148 vagas nos cursos de graduação para o segundo semestre de 2022. Desse modo os interessados em garantir uma das vagas têm até sexta (1°) para se inscreverem no Sisu 2022.2.

Conforme a Instituição, há vagas nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Manutenção Industrial. Para concorrer a uma das vagas, basta ter feito o Enem no ano passado. Assim, o candidato deve se inscrever com a nota no site do Governo Federal e escolher o curso que deseja.

Em seguida, caso seja convocado nas listas publicadas no site da UTFPR, fazer o processo de matrícula. Contudo, para aqueles que não fizeram o Enem em 2021 ou perderam o prazo pra inscrição no Sisu, a universidade lembra que os interessados devem ficar atentos ao site da UTFPR para o edital de Complemento da Lista de Espera. Dessa forma pode haver uma nova oportunidade para concorrer a vaga na 2ª chamada e subsequentes.

CAMPUS UTFPR GUARAPUAVA

A instituição fica no bairro Cidade dos Lagos. Conforme a Assessoria de Comunicação (Ascom) do campus, na universidade os cursos de Engenharia Civil e Tecnologia em Manutenção Industrial receberam conceito máximo do Ministério da Educação. Além disso, Engenharia Mecânica e Tecnologia em Sistemas para Internet ficaram com a segunda melhor nota.

TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

O curso noturno oferece formação em três anos. O profissional graduado na área pode atuar no planejamento, supervisão e execução de projetos. Inclusive, ele pode atuar no planejamento e a implantação de instalações industriais, a supervisão e a execução de sistemas de manutenção industrial e a implementação de processos. Bem como, em treinamentos, a capacitação de equipes e o fomento de novos processos produtivos.

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

Com o intuito de capacitar para planejar, implementar, administrar, o curso noturno com formação em três anos promove e aprimora com técnica o desenvolvimento de sistemas para internet. Conforme a UTFPR, o profissional em Tecnologia em Sistemas para Internet também gerencia projetos de sistemas, como também tem acesso a banco de dados, com aplicação para a rede mundial de computadores nas páginas web.

Além disso, cuida da análise de desempenho e demais características de uma rede de computadores para otimizar o funcionamento, com a finalidade de tratar da segurança para sistemas on-line.

ENGENHARIA CIVIL

O estudante de Engenharia Civil vai estudar durante cinco anos em regime integral (manhã e tarde). O profissional vai dimensionar e especificar os materiais e sistemas a serem utilizados em obras de construção civil, bem como, trabalhar na execução.

Vale lembrar que após formado, o engenheiro civil pode chefiar equipes, supervisionar os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor, garantindo o desempenho da edificação.

ENGENHARIA MECÂNICA

O profissional formado na área pode desenvolver, projetar, dimensionar e fazer manutenção de sistemas mecânicos (equipamentos, máquinas, elevadores). Além de sistemas térmicos (câmaras frigoríficas, sistemas de aquecimento, caldeiras e condicionamento de ar) e em processos de fabricação (indústrias de fundição, usinagem e conformação mecânica).

Ainda de acordo com a instituição, após os cinco anos de estudos em período integral, o formando também poderá atuar trabalhando com sistemas hidráulicos e pneumáticos e bombas.

Por fim, além de Guarapuava, a UTFPR oferta diversos outros cursos entre os 13 campi espalhados pelo Estado do Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo