22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Vacina contra a gripe está disponível para todos em Guarapuava

A partir desta segunda (15), a Secretaria de Saúde passa a aplicar a vacina contra a gripe em todas as pessoas acima dos seis meses

VACINA-DESTAQUE

Guarapuava passa a aplicar vacina contra a gripe em todos os públicos (Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população brasileira acima dos seis meses. Dessa forma, a partir desta segunda (15), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarapuava também passa a aplicar o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Cisgap.

O Cisgap funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Nas UBS’s Morro Alto, Planalto e Xarquinho II, a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13 às 21h. Já nas demais Unidades Básicas de Saúde, o horário é das 8h às 12h e das 13 às 17h. A entrega de senhas encerram uma hora antes de a unidade fechar.

Guarapuava conta com quatro mil doses do imunizante no estoque e, até o fim desta segunda (15), outras 11 mil doses chegam ao município. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada em 10 de abril, garantiu, até o momento, a imunização de aproximadamente 21 milhões de pessoas no país. Isso representa cerca de 30% do grupo prioritário.

Com a ampliação da Campanha, o objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, “todas as pessoas já podem procurar as unidades de saúde.

Não há necessidade de se precipitar, pois temos quatro mil doses em estoque e até o fim do dia de hoje, outras 11 mil (doses) chegarão a Guarapuava. Pessoas a partir de seis meses devem receber o imunizante. Reforçamos aqui, para que o público prioritário procure se vacinar. Isto é muito importante para nossa população.

O Ministério da Saúde reforça que a imunização contra gripe é fundamental para proteção da população, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos. Até o fim de abril, ao menos 253 mortes em decorrência da doença foram confirmadas no Brasil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.