22/08/2023


Paraná Saúde

Vacina contra HPV está disponível para meninas de 9 a 13 anos

imagem-110150

Da Redação 

Paraná – Meninas de 9 a 13 anos devem procurar uma Unidade de Saúde e se vacinar gratuitamente contra o HPV no Paraná. A vacina protege contra o papilomavírus humano, causador de mais de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Atualmente, esse tipo de tumor é o terceiro mais frequente em mulheres e a quarta causa de morte feminina por câncer no Brasil. 

“Nossa meta é vacinar, no mínimo, 80% da população feminina nesta faixa etária no Paraná e, com o passar dos anos, reduzir cada vez mais o número de casos no Estado”, diz o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Paraná deve contabilizar 860 casos da doença em 2016. 

O coordenador explica que a efetividade da vacinação nessa faixa etária diminui a incidência da doença a médio e longo prazo. “Realizando a vacinação agora, é provável que em alguns anos possamos reduzir a mortalidade por câncer de colo de útero.” 

Após a primeira dose, as meninas vacinadas devem retornar à Unidade de Saúde depois de seis meses para a 2ª dose. “O retorno é muito importante. Para que a imunização seja eficaz, o esquema vacinal deve estar rigorosamente em dia”, ressalta Crivellaro. As meninas que já tomaram a primeira dose em outros períodos também devem retornar para garantir a proteção. 

A vacina faz parte do esquema vacinal da rede pública de saúde desde 2014. A primeira fase da campanha ultrapassou a quantidade mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde. O Estado aplicou 313.180 doses em meninas de 11 a 13 anos, chegando a 121,58% da meta. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo