A Secretaria de Saúde de Guarapuava promove a partir desta segunda (26), a aplicação da vacina contra a dengue nas unidades de saúde que tenham salas de vacina disponíveis. O município inicia uma nova fase de prevenção com a chegada de 2.740 doses da vacina Qdenga – aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023, e eficaz contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
A vacinação é destinada exclusivamente a adolescentes de 10 a 14 anos. Este grupo é prioritário por apresentar os maiores índices de hospitalização em casos de dengue. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A meta da campanha é atingir 90% de cobertura vacinal entre os adolescentes. A vacina está liberada para aplicação juntamente com outras vacinas do calendário vacinal.
A Secretaria de Saúde ressalta que a vacina é contraindicada para adolescentes grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, também não recomenda-se para pessoas imunossuprimidas ou com histórico de reações alérgicas graves a componentes da vacina. Após a aplicação, é necessário aguardar 15 minutos na unidade para observação, conforme protocolo do Programa Nacional de Imunizantes (PNI).
Além da conscientização da população, a Secretaria de Saúde fez bloqueios epidemiológicos, arrastões em bairros com maior incidência de casos e intensificou as visitas domiciliares. De acordo com dados da Vigilância em Saúde, os casos notificados caíram de 1.977 em maio de 2024 para 93 casos em maio de 2025. Reflexo direto da resposta da população, que eliminou os focos de água parada, criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Leia outras notícias no Portal RSN.