quinta-feira, 3 de jul. de 2025
Em Alta Guarapuava Saúde

Vacinação contra a dengue começa nesta segunda (26) em Guarapuava

Guarapuava recebeu 2.740 doses da vacina Qdenga, eficaz contra os 4 sorotipos do vírus da dengue. Vacina é destinada a adolescentes de 10 a 14 anos

Dia D de vacinação ocorre neste sábado (14) em Guarapuava (Foto: Reprodução/Freepik)

A Secretaria de Saúde de Guarapuava promove a partir desta segunda (26), a aplicação da vacina contra a dengue nas unidades de saúde que tenham salas de vacina disponíveis. O município inicia uma nova fase de prevenção com a chegada de 2.740 doses da vacina Qdenga – aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023, e eficaz contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

A vacinação é destinada exclusivamente a adolescentes de 10 a 14 anos. Este grupo é prioritário por apresentar os maiores índices de hospitalização em casos de dengue. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A meta da campanha é atingir 90% de cobertura vacinal entre os adolescentes. A vacina está liberada para aplicação juntamente com outras vacinas do calendário vacinal.

A Secretaria de Saúde ressalta que a vacina é contraindicada para adolescentes grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, também não recomenda-se para pessoas imunossuprimidas ou com histórico de reações alérgicas graves a componentes da vacina. Após a aplicação, é necessário aguardar 15 minutos na unidade para observação, conforme protocolo do Programa Nacional de Imunizantes (PNI).

Além da conscientização da população, a Secretaria de Saúde fez bloqueios epidemiológicos, arrastões em bairros com maior incidência de casos e intensificou as visitas domiciliares. De acordo com dados da Vigilância em Saúde, os casos notificados caíram de 1.977 em maio de 2024 para 93 casos em maio de 2025. Reflexo direto da resposta da população, que eliminou os focos de água parada, criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.