Guarapuava – A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa começa hoje (1º) em todo o Paraná. Agora, precisam ser vacinados animais com até dois anos de idade. Os criadores de Guarapuava e região têm até o dia 31 de maio para entregar na Seab local – que fica na Rua Vicente Machado, 1827 – o comprovante de vacinação, sempre em duas vias.
No Estado, a expectativa é de que 4,3 milhões de animais sejam vacinados, sendo 26,7 mil deles em Guarapuava – na vacinação realizada em novembro do ano passado, destinada a todos os animais, foram imunizadas o dobro de cabeças. Os próprios donos dos animais são responsáveis pelas vacinas, de acordo com o rebanho declarado.
“Os proprietários devem procurar as vacinas nas lojas especializadas. As doses devem ser armazenadas em caixas de isopor com bastante gelo, para mantê-las no estado ideal”, explica a veterinária da Seab de Guarapuava, Ana Paula Kurchaidt. Ela comenta ainda que os donos que não vacinarem seus rebanhos podem receber multas.
“A partir de 1º de junho teremos uma lista em mãos sobre aqueles que não entraram em contato conosco. Então procuraremos saber se eles apenas deixaram de entregar o comprovante ou, se de fato, os animais não foram vacinados”, comenta. Ela informa ainda que é o valor da multa é de R$ 91,05 por animal não imunizado.
Foto: divulgação
Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias