22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Vacinação contra gripe ainda atende grupos de risco, em Guarapuava

imagem-112487

 Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava –  Pessoas que fazem parte dos grupos de risco e que não foram até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem imunizadas, ainda podem receber a vacina gratuitamente, em Guarapuava.

 “Nossa intenção é vacinar todas as pessoas do grupo de risco para que elas não sofram com a gripe. Por este motivo, as doses continuam disponíveis nas UBS e Cisgap”, destacou a secretária de Saúde, Renata Araújo. A Secretaria de Saúde atingiu a meta de vacinar 80% das pessoas que estão no grupo de risco. No total, mais de 35mil doses foram aplicadas.

H1N1 – SINTOMAS E CUIDADOS

A vacina da gripe, disponibilizada gratuitamente na rede básica de saúde, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.  A H1N1, por exemplo, têm os sintomas parecidos com os da gripe normal, como dor de cabeça, calafrios, fadiga, tosse, garganta inflamada, dores no corpo e ardência nos olhos. A diferença é a febre alta repentina, dor no peito e dificuldade para respirar. Se não tratada corretamente, a gripe H1N1 pode gerar uma insuficiência respiratória grave, lesões nos pulmões e rins. “É preciso que as pessoas não se automediquem e que procurem uma unidade de saúde assim que os sintomas aparecerem”, completou a Secretária.

Para prevenir a gripe, alguns cuidados podem ser adotados, como por exemplo, lavar e higienizar com frequência as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.