22/08/2023
Saúde

Vacinação em Guarapuava supera média nacional

imagem-92206

Bárbara Franco 

Faltando três dias para encerrar a campanha de vacinação contra a gripe, Guarapuava vacinou 43% da média nacional. A campanha que teve inicio no dia 04 de maio encerra nesta sexta feira (22). De acordo com a chefe do Departamento de Epidemiologia da Prefeitura de Guarapuava, Chayane Andrade Ternopolski, o município está superando a média nacional, que é de 30%. “É importante lembrar que a população não deve deixar para a última hora, evitando filas”.

A  meta em Guarapuava é alcançar 44.450 pessoas até sexta feira (22). Fazem parte dos grupos que podem receber a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mães até 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde, população privada de liberdade, indivíduos acima de 60 anos, população indígena e portadores de doenças crônicas que devem apresentar a receita médica no momento da aplicação.

O período de maior circulação do vírus vai do fim de maio até agosto. Como a vacina demora de duas a três semanas para gerar anticorpos no organismo, as pessoas devem procurar a imunização durante a campanha.

Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.