22/08/2023
Brasil Política

Valeixo é exonerado por Bolsonaro e surpreende Moro

Saída de Maurício Valeixo não foi 'a pedido', como consta no Diário Oficial. Ministro Sergio Moro convocou coletiva de imprensa às 11h de hoje (24)

valeixo

Valeixo é exonerado por Bolsonaro e surpreende Moro ( Foto: Denis Ferreira Netto/Estadão Conteúdo)

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo. A exoneração ocorreu “a pedido”, segundo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicado no “Diário Oficial da União”, na madrugada desta sexta (24).

De acordo com informação do G1, Moro, no entanto, foi pego de surpresa pela exoneração. Isso porque a decisão não ocorreu “a pedido” como diz o Diário Oficial. Ele não assinou a demissão e não esperava que isso ocorresse nesta sexta. Como o cargo é de livre nomeação do presidente, o ministro não precisaria assinar o despacho. Moro pretende dar uma entrevista nesta sexta às 11h.

De acordo com pessoas mais próximas de Sergio Moro, a situação do ministro da Justiça no governo fica praticamente insustentável com a exoneração, que há tempos era um desejo do presidente Bolsonaro, e que nessa quinta ganhou mais força. Moro havia afirmado ontem (23) que resistiria a exoneração já que, ele aceitou assumir o ministério com a promessa de que teria liberdade e autonomia para agir.

INTERFERÊNCIA

Assim, a decisão de exonerar o diretor-geral da PF seria uma possível interferência do executivo na Polícia Federal. Nessa quinta, o ministro havia dito ao presidente que pediria demissão se Valeixo fosse demitido. Oficialmente, o Ministério da Justiça nega que Moro tenha chegado a pedir demissão.

Questionado por apoiadores no fim da tarde, ao chegar à residência oficial do Palácio do Alvorada, Bolsonaro não respondeu. Não foi nomeado um substituto para o comando da PF. Entre os nomes cotados estão Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele foi coordenador de segurança de Bolsonaro na campanha de 2018 e se aproximou dos filhos do presidente, mas não conta com o apoio de Moro.

Outro cotado para o cargo é Anderson Gustavo Torres, secretário de segurança pública do DF e Fabio Bordignon, diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que conta com a aprovação e confiança de Moro. Entretanto, o que se sabe até agora, é que Bolsonaro quer Alexandre Ramagem para o comando da PF. O nome não tem o apoio de Moro, e agora ministros da ala militar avaliam que o ministro da Justiça pode deixar o governo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.