22/08/2023



Economia

Varejo cresce 5,9% de janeiro a março de 2014

O SpendingPulse, índice do varejo brasileiro desenvolvido pela MasterCard Advisors, aponta que o setor varejista cresceu 5,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação anual. A alta foi superior aos 5,7% registrados nos últimos três meses do ano passado.  Em março, o volume de vendas cresceu 5,0% em comparação ao mesmo período de 2013, mantendo o crescimento saudável dos últimos meses.

O efeito calendário, com o Carnaval em março e a Páscoa em abril, impactou negativamente no resultado de março, enquanto o índice de confiança do consumidor, após três meses de queda, ficou estável em 0,1% em março na comparação mensal na série com ajuste sazonal.

O desempenho de março reflete também outros indicadores. A massa salarial no acumulado de 12 meses registrou expansão de 2,4%, enquanto a taxa de desemprego teve ligeiro aumento (5,1% em fevereiro). O comprometimento da renda ficou estável em 21,5% e a taxa de inadimplência caiu para 4,3%. Segundo o relatório, esse cenário macroeconômico, aliado à pressão inflacionária que continua a ser um grande desafio,  deverá trazer volatilidade para as vendas no comércio varejista nos próximos meses.

O setor de materiais de construção foi destaque no mês de março e registrou expansão acima das vendas totais.

 

Com Assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo