Da Redação, com João Muniz de Oliveira/Cantu
Cantuquiriguaçu – A semana foi de agenda cheia na Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu. Um dos eventos foi o V Encontro de Turismo, que neste ano teve como cidade sede, Guaraniaçu. Centenas de pessoas dos municípios que compõem o território marcaram presença nas visitas técnicas e palestras.
O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes representou o secretário de Esportes e Turismo, Douglas Fabrício. Ele destacou o empenho do grupo de pessoas que conduzem os projetos na região.
“A Cantu deu um salto no último ano nos projetos de turismo e atualmente é a 6ª região, melhor desenvolvida na estruturação das agroindústrias, pousadas e propriedades, voltadas ao turismo rural”. Segundo Jacó, os gestores públicos precisam apoiar mais as pessoas envolvidas, como também buscar meios financeiros que possam dar sustentação aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Ele citou como exemplo, a Agência Desenvolvimento Turístico (Adetur), que desenvolve o projeto turístico Lagos e Colinas.
O prefeito de Guaraniaçu, Ronaldo Cazela disse que tem apoiado o turismo rural. “Já são mais de 80 agroindústrias implantadas no município nos últimos anos”.
Prestigiaram o evento, os prefeitos Elias Schreiner (Goioxim), Neri Quatrin (Foz do Jordão), Paulo Pauwelz (Campo Bonito) e Gilmar Bernardi (Campo Bonito).
FÓRUM
Outra ação que envolveu a associação foi a participação do 1º Fórum de Controle Interno, que envolveu profissionais dos setores administrativos e financeiros de prefeituras dos 399 municípios do Paraná. O evento contou com a presença do governador Beto Richa, o presidente do Tribunal de Contas e conselheiros do TC.
A presidente da Cantuquiriguaçu, a prefeita de Virmond, Lenita Mierzva, destaca a importância da associação estar envolvida em eventos que promovem a região. “O encontro de turismo foi muito produtivo. Como também a nossa participação no evento do TCE, com o stand da Cantu, que apresentou o artesanato, a gastronomia e os pontos turísticos”.