Curitiba – As vendas do comércio varejista do Paraná apresentaram aumento de 3,3% no mês de fevereiro em relação ao mesmo mês de 2008. Na comparação com janeiro de 2009, a variação foi de 0,1%. É o que revela pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)..
Segundo levantamento, o crescimento do comércio do Estado reflete principalmente o bom desempenho do ramo de materiais de escritório, informática e comunicação.
Já no primeiro bimestre, apesar da crise no cenário econômico mundial, o setor apresentou no Paraná expansão de 4,1%. É uma demonstração de que a demanda interna vem sendo menos afetada pela crise, de acordo com análise do coordenador de conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki.
Nos últimos 12 meses (de março de 2008 a fevereiro de 2009), a alta no Paraná foi maior ainda: 6,2%, superando, por exemplo, as variações registradas nos estados de Santa Catarina (5,7%) e Rio Grande do Sul (4,6%).
Em relação à receita nominal (sem o desconto da inflação), foram verificados aumentos de 9,6% no primeiro bimestre de 2009 e de 11,8% no acumulado dos últimos 12 meses. São indicadores que evidenciam o dinamismo do comércio local, destaca Suzuki. (AEN)