22/08/2023
Política Região

Vereadores de Irati levam demanda da população à Câmara

Melhorias de infraestrutura na cidade e no interior lideram pedidos

camara irati1

Vereadores em debate (Foto: Ascom)

A preocupação com as condições da cidade e do interior tomou conta dos debates na Câmara Municipal de Irati na última sessão da semana. Os pedidos para melhorias de infraestrutura e no trânsito são demandas da população. O segundo secretário da Mesa Executiva, Alberto Schereda, por exemplo, pediu estudos de viabilidade para alteração no acesso à clínica de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o vereador, a entrada de veículos deve passar a ser feita pela avenida Getúlio Vargas e a saída pela rua Armando Van Der Laars, tornando o fluxo dos pacientes mais seguro e tranquilo. Também sugeriu melhorias na sinalização de solo na rotatória localizada na rua José Augusto da Silva e em todas as demais rotatórias existentes na cidade, já que as atuais estão apagadas.

Já o vereador Nivaldo Bartoski observou que a ponte na Linha B da localidade de Itapará, está comprometida. Sendo o porta-voz do morador da comunidade, Tonico Ivaniski, o vereador pede que a reconstrução seja feita com urgência. Pedido semelhante se estende à ponte na Linha F, a pedido do morador da comunidade, Antonio Ekavy. “As seis famílias que residem na localidade estão isoladas, enfrentando muitas dificuldades”, alertou.

O vereador Helio de Mello sugeriu estudos em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), para a implantação do sistema de abastecimento de água nas comunidades de Faxinal do Melos, Cachoeira do Palmital e Cadeado Grande. Pediu também a recuperação das linhas do transporte escolar da área do rural, com prioridade às comunidades mais necessitadas.

Na opinião do vereador Edson Luís Elias o Parque Aquático de Irati, necessita da restauração na pista de caminhada e troca de lâmpadas dos postes de iluminação. O vereador também sugeriu à Secretaria de Serviços Urbanos, o patrolamento e cascalhamento da Travessa Trajano Grácia.

Os vereadores Helio de Mello e Nivaldo Bartoski também apresentaram requerimentos. Mello pede informações sobre a revitalização do Parque Aquático. O vereador afirmou ainda que os mesmos questionamentos já foram feitos em 2018, ainda sem resposta.

Bartoski pediu informações sobre o maquinário que foi retirado há cerca de cinco meses da comunidade do Itapará, deixando a localidade abandonada.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.