Uma reunião preparatória ocorreu nessa segunda (1) com os vereadores e suplentes mirins de Irati. Eles foram eleitos de forma democrática através do voto nas urnas eletrônicas dentro das escolas.
A ocasião contou com a Diretora da Casa e Coordenadora do Programa Câmara Mirim, Ana Paula Kengerski, repassou informações sobre os três poderes e a importância do parlamento no município. O objetivo é preparar os recém eleitos para a posse no dia 1ª de julho.
Além disso, ela também explicou sobre o funcionamento das Sessões Plenárias, debates, votações e importância da Lei Orgânica do município. Ela enfatizou que, felizmente, nos dias de hoje, a população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador.
“Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar ruas, construir escolas, fornece atendimento médico e educação de qualidade são obrigações do Poder Executivo, representado pelo prefeito, cabendo aos vereadores indicar e fiscalizar, o que será possível ser experimentado, na prática, pelos vereadores mirins”, esclareceu.
PROGRAMA
Este é o oitavo ano de atividades. O programa vem estimulando as crianças a compreender, desde cedo, como as leis são elaboradas. Além disso, pretende mostrar o importante papel do Legislativo, tornando-os protagonistas de seus direitos e deveres na sociedade.
A assessoria informou que durante a Sessão de Posse, além da diplomação e juramento dos eleitos, haverá a eleição da Mesa Diretora aos cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.