Novos membros se sentaram na bancada da Casa Legislativa de Guarapuava. Mas ao contrário do que muita gente espera, dessa vez, 21 alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Manoel Ribas tomaram posse como vereadores mirins. A cerimônia de empossamento ocorreu nesta quinta (22), em uma sessão na Câmara Municipal, organizada pela própria escola.
De acordo com as informações, o vereador titular professor Saulo dá aulas na escola e presidiu o sessão. Os jovens fazem parte do projeto Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Logo depois de participarem de um pleito eleitoral em que todos os alunos do colégio foram eleitores, agora os membros detêm um mandato legislativo. Tudo de forma simulada.
Os vereadores mirins são do 6° até o 3° ano do Ensino Médio, com idades entre 11 e 17 anos. Dessa forma, o objetivo da atividade é promover o exercício da cidadania, além de despertar o interesse pela participação política e pelo processo democrático.
Conforme o TRE-PR, durante o período do mandato os alunos serão orientados em caráter formativo, em parceria com o Poder Legislativo Municipal. Entre os aprendizados, eles vão aprender as competências de um vereador, bem como, o funcionamento das Comissões e a forma de elaboração de um projeto de lei.
Ao fim do mandato, os alunos poderão apresentar em sessão plenária uma proposta de lei elaborada coletivamente. Mas eles vão ter como base a análise de realidades e os critérios regulados pelas normas legislativas.
Leia outras notícias no Portal RSN.