Da redação – A inclusão de mais quatro leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo feito por vereadores em Moção de Apelo endereçada ao governador Orlando Pessuti. O documento está assinado por Antenor Gomes de Lima (PT), Maria José Mandu Ribas (PSDB) e Gilson Amaral (DEM) e é extensivo ao secretário de Estado da Saúde Carlos Moreira Junior e aos deputados que representam a região.
De acordo com o documento, Guarapuava possui 10 leitos naUTI do Hospital São Vicente , mas apenas 6 são credenciados. Recentemente, o São Vicente deixou de atender pacientes do SUS por falta de pagamento por parte do Estado. Quatro leitos foram desativados.
Município pólo da região Centro-Oeste, Guarapuava atende 19 municípios ,que compõe a 5a Regional de Saúde,perfazendo um atendimento médio de 30% das internações/mês,sem contar com os atendimentos encaminhados de outras regionais de saúde pela da Central de Regulação do Estado,dando cobertura a uma região com cerca de 600 mil habitantes.
A desativação dos 4 leitos pelo Hospital São Vicente provocou uma lacuna nesse atendimento. Pagos de forma “administrativa”, ou seja, os valores só eram repassados após auditoria feita pela Secretaria de Estado de Saúde, o que provocava atraso, resultando no desinteresse da provedoria do São Vicente em cpntinuar ofertando o serviço pelo Sus. Como credenciamento desses leitos no Sistema essa situação será resolvida.