Ao abrirem o caderno de provas, no primeiro dia do Vestibular de Verão, o desafio inicial apresentado foi a Redação, onde os candidatos tinham que escolher um tema entre três que eram apresentados. A primeira opção solicitava uma dissertação sobre a necessidade de investimentos na qualidade de ensino, onde os vestibulandos deveriam, ainda, debater sobre a importância da sociedade cobrar de seus representantes políticos a realização efetiva de uma lei de responsabilidade educacional. O tema dois pedia a elaboração de uma carta à nova Presidente da República, Dilma Rousseff, onde o autor, na posição de cidadão, exige seus direitos e vê a necessidade imediata de se combater a corrupção no Brasil, apresentando sugestões e possíveis resultados de uma ação efetiva do dirigente maior do país. Já na última temática apresentada, o candidato deveria produzir um texto argumentativo, com propostas e soluções para o consumo indiscriminado de tecnologia, que gera um lixo que compromete o meio ambiente.
Além da redação, no primeiro dia do vestibular foram realizadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna.
O processo seletivo encerra amanhã (17), com a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, quando os candidatos respondem as questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.
Foto/Divulgação