22/08/2023



Geral

Via Sacra acontece nas sextas na Catedral

imagem-88449

Bárbara Franco 

Como um gesto de fé os cristãos guarapuavanos estão realizando a tradicional via sacra durante a quaresma. Para os católicos esse tempo é especial em preparação para a Páscoa. Os fiéis saem para a via sacra toda sexta feira da rua Senador Pinheiro Machado, às 19h30.

A via sacra percorre as ruas centrais da cidade. De acordo com o coordenador do evento, Jair Sebastião Golinhaki, cada quadra representa uma estação. “ É muito bonita e emocionante está celebração.  Por onde passamos as pessoas rezam junto, abrem as janelas de suas casas pedindo bençãos e proteção, as pessoas que passam de ônibus também fazem seus pedidos”.

Na última sexta feira (13) os fiéis realizarm a via sacra em frente ao hospital São Vicente de Paulo e rezaram pelos enfermos. “ Quando paramos em frente ao hospital várias pessoas sairam na janela para orar conosco”.  

O Pároco da Paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém, padre Acácio Evêncio de Oliveira, explica que este é um momento muito forte em que vive as Santas Missões Populares. “É uma forma muito bela de evangelizar, pois são atingidas várias casas, comércios, condomínios e instituições que são tocados quando a procissão passa”, explica o sacerdote.

A coordenação da via sacra convida toda a comunidade paroquial é convidada para participar com fé e ardor missionário em procissão especial refletindo e vivendo o tempo quaresmal.

 

 

 

Quaresma

A quaresma inicia na quarta feira de cinza e segue até o domingo de ramos. Para os cristãos esse tempo litúrgico é de conversão, que a Igreja marca para preparar os fiéis para a festa da Páscoa. É um tempo marcado para as pessoas se arrependerem dos pecados e viver mais próximos de Cristo.

40 dias

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo