22/08/2023
Guarapuava Política

Viaduto sobre a BR-277 receberá o nome do Conselheiro Artagão

Projeto de lei está tramitando na Assembleia Legislativa. Artagão era ex-deputado estadual e morreu no dia 30 de julho

VIADUTO

Projeto de lei está tramitando na Assembleia Legislativa. Artagão era ex-deputado estadual e morreu no dia 30 de julho (Foto: Arquivo/RSN)

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Artagão de Mattos Leão, morto no dia 30 de julho, será homenageado dando nome ao viaduto sobre a BR-277 em Guarapuava. O projeto de lei concedendo a homenagem está tramitando na Assembleia Legislativa. Artagão também era ex-deputado estadual.

De acordo com o TCE, o deputado estadual Alexandre Curi idealizou o projeto de lei e 14 parlamentares subscreveram. O projeto denomina como Conselheiro Artagão de Mattos Leão o viaduto na PR-466, na avenida Manoel Ribas. Conforme as informações, o local acabou escolhido pois Guarapuava é a cidade em que o ex-conselheiro construiu a família e começou a trajetória política.

Artagão nasceu em Inácio Martins, e se formou bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre 1983 e 1991, como deputado estadual, teve papel de destaque como líder do governo na Assembleia Constituinte Estadual, de 1989. Além disso, em 1991 o governador Roberto Requião nomeou Artagão para a Presidência do TCE-PR, entre 1996 e 1998, e de 2013 a 2014. Por fim, o homenageado se aposentou compulsoriamente em outubro de 2022, aos 75 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.