22/08/2023

Vice sonha virar prefeito em Prudentópolis, no tapetão

Um dia um professor meu disse que "na política tudo é possível, menos ver cavalo voando". Eu fui o unico a questionar, pois segundo a mitologia grega, Pegasos era um cavalo voador. Então, a teoria dele estava errada.

 

Eu aprimorei aquela frase dele para "na política tudo é possivel, menos vaca voar". Me arrebentei de novo. Um furacão nos Estados Unidos, no Mississipi, em 2011, devastou uma área e correram muitas imagens de vacas, literalmente, voando.

 

Depois dessa, desisti. Hoje afirmo: NA POLÍTICA, PARA SE CHEGAR E SE MANTER NO PODER, TUDO É POSSIVEL.

 

Prudentópolis, mais uma vez, é a prova disso. É incontestável que o prefeito reeleito, Gilvan Pizzano Agibert (PPS), se manteve no poder graças à também participação do seu vice reeleito Adelmo Luiz Klosowski (PR).

 

Venceram com a simpatia de juras de amor eterno entre os dois, como é comum numa disputa politica. Iniciaram o mandato e até ensaiaram uma possibilidade de administrarem em conjunto, porém frustrada.

 

Em Prudentópolis, apenas o vice acreditou na falácia do prefeito, de que seria um governo diferente e de que o vice teria voz na administração.

 

Passados alguns meses, o vice sumiu. Ninguém sabe onde anda ou o que faz na Prefeitura, além de receber o salário compatível ao de secretário, sem nada produzir em prol da população.

Corre em boca pequena que Adelmo, depois de ver as promessas do Gilvan virarem piada, passou a ser espectator da cassação do prefeito. Em quase cinco anos como vice, ele nunca teve a caneta na mão, pois Gilvan nunca lhe deu essa oportunidade.

 

Por tudo isso, pelo medo de Gilvan de abrir as contas pro Adelmo, pelo medo de Gilvan de tirar férias e deixar Adelmo escrever o nome da sua família na história de Prudentópolis, acredito na torcida pela cassação do alcaide.

 

E o povo? Bom, o povo… tá com saudades do Adelmo circulando por ai.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo