A Vila Bela, um dos bairros mais populosos de Guarapuava, em breve vai contar com nova unidade na área da saúde pública. De acordo com o vereador Danilo Dominico (Pode), que representa aquela comunidade, uma nova unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS IV). O CRAS é a porta de entrada da assistência social. De acordo com Dominico, é um local público, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social. “O objetivo é fortalecer a convivência com a família e com a comunidade”.
Conforme o vereador, o projeto da obra encontra-se pronto e promete ser referência para o Estado. E para a execução, a deputada federal Luiza Canziani destinou R$ 500 mil. “Somando os recursos, em menos de um mês, são R$ 900 mil destinados pela deputada Luísa Canziani. O projeto está pronto e será referência no estado do Paraná. Assumimos esse compromisso e estamos reafirmando trabalhar pelas demandas e melhorias para nossa população”.
VULNERABILIDADE SOCIAL
Dominico ainda lembrou a parceria com o prefeito Celso Góes (CD), destacando os esforços da administração municipal, para tornar o projeto modelo uma realidade. Com cerca de 200 mil habitantes, Guarapuava possui várias localidades com cerca de 20.672 pessoas em estado de vulnerabilidade social, conforme a Prefeitura.
Comandada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o CRAS atende as famílias em maior vulnerabilidade e que se enquadram em programas sociais. De acordo com a programação, são ações comunitárias, palestras, campanhas e eventos. “No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”.
Leia outras notícias no Portal RSN.