Cristina Esteche
Ainda repercute a palestra do e engenheiro Osires Silva durante a IV Semana de Engenharia da Produção realizada pela Faculdade Campo Real, em Guarapuava. Formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), membro da equipe que fundou a Embraer (Empresa Brasileira da Aeronáutica) , empresa da qual foi presidente nos anos 1969 a 1986, presidente da Petrobras de 1986 a 1989, Osires Silva atraiu também acadêmicos da engenharia da produção da Uniguaçu, de União da Vitória. No total, 194 alunos compartilharam a experiência do engenheiro que possui know-how na área que atua.
O engenheiro Osires Silva é oficial reformado da aeronáutica e destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Liderou em 1970 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo.
Deu início à produção industrial de aviões no Brasil. Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infra-estrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.
Também atuou como presidente da Varig por três anos (2000-2003) e criou em 2003 a Pele Nova Biotecnologia, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados, empresa focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual.
Ozires Silva também faz parte de uma série de Conselhos e de Associações de Classe. Em 18 de novembro de 2008, a Unimonte apresenta à sociedade Ozires como seu novo reitor. É autor de cinco livros.
De acordo com o professor do curso na Faculdade Campo Real, Leandro Rossi Martins Xavier, a presença de Osires foi um marco para a Campo Real. “A palestra foi motivacional e mostrou para os nossos alunos que não se pode pensar pequeno, que se dever ousar, criar inventar sem medo”.